Pesquisas

Londrina sediará 37ª Reunião de Pesquisa de Soja

37ª Reunião de Pesquisa de Soja será em junho em Londrina


Publicado em: 21/06/2019 às 15:20hs

Londrina sediará 37ª Reunião de Pesquisa de Soja

A 37ª edição da Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), maior fórum de pesquisa do complexo agropecuário da soja, será promovida nos dias 26 e 27 de junho de 2019, no Buffet Planalto, em Londrina (PR), pela Embrapa Soja. A solenidade de abertura será no dia 26 de junho, às 8h45, seguida de palestra sobre o cenário atual e futuro do uso de agrotóxicos na cultura de soja, a ser proferida pelo auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Marcelo Bressan.

A RPS irá apresentar o relato sobre a safra de soja 2018/19, palestra que será ministrada pelo pesquisador José Salvador Simonetto Foloni, da Embrapa Soja. A programação contará com outras três palestras: Soja Livre: mercado e oportunidades; Disponibilidade hídrica e a produtividade da soja e Análise do mercado de soja para o Brasil.

Também estão programados sete painéis técnicos que irão abordar os seguintes temas: Desafios e oportunidades da soja nos sistemas com algodão, milho/sorgo e cereais de inverno; Erros e acertos no uso das ferramentas genéticas no manejo fitossanitário; Efeitos do déficit hídrico na cultura de soja e estratégias de mitigação do estresse; Atualidades no manejo e controle de doenças de solo, Manejo do potássio na cultura da soja; Dessecação pré-colheita e Custos de Produção de soja e análise de investimento. A programação do evento irá contar também com reunião de comissões técnicas que tratarão de atualidades e problemáticas nos sistemas de produção em que a soja está inserida.

A expectativa da comissão organizadora é reunir aproximadamente 600 profissionais envolvidos na cadeia produtiva. O evento objetiva debater os principais avanços da pesquisa e os problemas ocorridos na safra 2018/19 para subsidiar as definições de prioridades de pesquisa para a cultura da soja.

“Pretendemos traçar um panorama sobre a última safra de soja e avaliar os diferentes cenários de produção, os resultados de pesquisas mais recentes e inovadores para que possamos avançar no planejamento da pesquisa e no aprimoramento da transferência de tecnologia”, explica pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte, presidente da RPS. “A RPS é uma oportunidade para promovermos a integração das instituições públicas e privadas de pesquisa e assistência técnica, que trabalham com a cultura da soja, visando a melhoria das ações de pesquisa e transferência de tecnologias”, explica.

Inscrições e informações

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias