Logística e Transporte

LOGÍSTICA: Paraná “pena” com escoamento

Apesar de ser destaque em produção agrícola e pecuária no País, o Paraná ainda sofre com logística ruim que dificulta o escoamento da produção


Publicado em: 20/09/2018 às 18:00hs

LOGÍSTICA: Paraná “pena” com escoamento

A constatação vem do secretário de Estado da Agricultura, George Hiraiwa: “Temos um Estado muito bem estruturado em termos de produção, tanto de grãos quanto de proteína animal. Mas o que precisamos é estruturar uma forma acessível e segura de escoar essa produção. Principalmente a região oeste, que é uma potência enorme, mas na hora de tirar o que é produzido esbarra no problema da logística. Resolvendo o problema do escoamento, o Paraná poderia tranquilamente virar o maior estado produtor brasileiro”.

Tabelamento - Além do custo elevado do transporte, as mudanças e as complicações que o tabelamento do frete trouxe agravam ainda mais o problema. “Por conta da greve dos caminhoneiros, nós sentimos bastante o impacto na agricultura, de forma especial a dificuldade para a chegada dos insumos até os agricultores. Isso porque dependemos de apenas um meio de transporte e é isso que precisa ser mudado, mas é um planejamento que precisa ser feito para o longo prazo. Trocar o transporte rodoviário pelo ferroviário seria o caminho mais acertado, mas para isso é preciso investir”, afirma Hiraiwa.

Cooperativas - Ao mesmo tempo, o secretário já vê uma mudança acontecendo com as cooperativas adquirindo frotas de caminhões. “Com o impasse entre o governo e os caminhoneiros, as cooperativas precisam garantir de alguma forma que o transporte dos produtos vá acontecer, então ter uma frota independente traz essa segurança. Ainda não se tem como prever se num futuro próximo isso será bom ou não, mas temos uma mudança em curso e é preciso estar atento a ela”, complementa o secretário.

Exportação - Enquanto os problemas que não competem ao homem do campo não são resolvidos, anúncios de novos mercados para exportação trazem esperança ao produtor: “Tudo vem colaborando para o desenho de um cenário muito bom para 2019. Com a área plantada aumentando, as condições climáticas por enquanto favoráveis para o plantio e a expansão da exportação especialmente com o anúncio de que a China deve substituir a importação do grão americano pelo brasileiro o produtor está empolgado. Mesmo o dólar estabilizando depois das eleições, o mercado é bem promissor para a soja brasileira e o Paraná, sem dúvida, vai colher os frutos também”, diz o secretário.

Tecnologia - Tendo como bandeira o fomento à inovação e à tecnologia no campo, o secretário destaca a importância de o produtor estar atento às mudanças no mercado: “Tudo muda numa velocidade assustadora no mundo, na agricultura não é diferente. O produtor precisa analisar o que precisa melhorar na sua propriedade e buscar isso. Não dá mais para esperar alguém achar uma solução genérica e aí implantar. A tecnologia está ao nosso alcance e deve ser usada, tanto nas grandes quanto nas pequenas propriedades”, enfatiza Hiraiwa.

Fonte: O Paraná

◄ Leia outras notícias