Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Lanagro/MG é o primeiro do Brasil com nível de biossegurança máximo

O Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG), em Pedro Leopoldo, recebeu, no último dia 18, relatório de auditoria elaborada pela Comissão de Biossegurança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), autorizando sua unidade biossegura a manipular o vírus da febre aftosa viável (vivo). As instalações biosseguras cumprem os requisitos de Segurança Biológica Nível 4, (NB4) estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“O laboratório permite trabalhar em território nacional e com o nível de segurança adequado aos agentes etiológicos de elevado interesse para a agropecuária nacional, possibilitando uma ação mais rápida na área de defesa agropecuária, quando necessário”, afirmou o coordenador do Lanagro/MG, Ricardo Aurélio. Segundo o coordenador, alguns diagnósticos de doenças ou infecções sensíveis para o agronegócio brasileiro poderão ser feitos em até 24 horas.

A Comissão de Biossegurança do Mapa é formada por especialistas do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (CPFA), entidades produtoras da indústria de vacinas, sociedade civil, Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e por técnicos do Mapa.

“Esta conquista eleva ainda mais a credibilidade das ações de sanidade animal desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, além de ser uma instalação estratégica para manutenção do status zoossanitário dos rebanhos nacionais”, comentou o coordenador.

O Laboratório

O Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) é uma unidade descentralizada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pertencente à Rede Oficial de Laboratórios, subordinada à Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL) e vinculada à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Juntamente com os laboratórios públicos e privados credenciados, integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. Os seis Lanagros existentes se localizam em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Pará.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 11/08/2014 às 18:50hs
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: