Pastagens

Lablab é indicada para adubar pastos e alimentar gado leiteiro em produção orgânica

A lablab é uma leguminosa indicada para adubação verde e alimentação animal e que pode ser utilizada na produção orgânica de leite


Publicado em: 29/10/2018 às 13:00hs

Lablab é indicada para adubar pastos e alimentar gado leiteiro em produção orgânica

A lablab é uma leguminosa indicada para adubação verde e alimentação animal e que pode ser utilizada na produção orgânica de leite. Neste mês, teve início o período indicado para plantio da espécie, que traz excelentes benefícios na fertilização do solo e nutrição do gado – via pastejo ou no cocho.

A demanda por produtos orgânicos tem crescido anualmente. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de origem conhecida e vindos de sistemas que produzam de forma mais sustentável. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, esse mercado tem aumentado 25% ao ano desde 2009.

No Brasil, a demanda pelo leite orgânico é maior do que a oferta porque seu manejo ainda é mais trabalhoso que o convencional. Para ser orgânico, o leite deve ser produzido respeitando exigências tais como: manejo da pastagem sem a utilização de nenhum tipo de adubo ou defensivo químico; a alimentação dos animais deve ser feita em sua maioria por alimentos orgânicos, com a possibilidade de pequena complementação com alimentos não modificados geneticamente; o tratamento dos animais deve ser feito com o uso de homeopatia e fitoterápicos, salvo exceções onde tratamentos alopáticos são necessários para evitar sofrimento do animal; não são permitidos sistemas de confinamento, entre outras.

De acordo com o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti, a lablab cabe perfeitamente nessas exigências. “A leguminosa fornece naturalmente nutrientes para o solo e ainda pode ser consumida pelos animais, gerando uma dupla economia para o pecuarista de leite orgânico.”

A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de lablab e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Piraí Sementes

◄ Leia outras notícias