Análise de Mercado

Kepler Weber aumenta produtividade em 62% com implementação do Lean Manufacturing

Sistema de gestão da produção foi implantado em 2015 e vem beneficiando várias áreas da empresa


Publicado em: 16/06/2020 às 17:00hs

Kepler Weber aumenta produtividade em 62% com implementação do Lean Manufacturing

O Sistema de Lean Manufacturing foi implantado pela Kepler Weber em 2015 e, nestes últimos 4 anos, a companhia viu a produtividade de sua fábrica de Panambi/RS aumentar 62% . Na opinião do Gerente Executivo Industrial e Produto da Kepler Weber, Fabiano Schneider, o resultado pode ser atribuído, entre outros fatores, à eliminação de desperdícios, padronização do trabalho e maior engajamento das equipes. Durante o Kepler Talks, programa de palestras online promovido pela empresa no dia 4 de junho, Fabiano destacou outras vantagens sentidas na companhia após a implementação do sistema Lean, entre as quais, a redução de 49% do turnover, diminuição de 47% do absenteísmo, aumento de 31% no engajamento e redução de acidentes em 65% .

"O Lean Manufacturing elimina desperdícios em qualquer empresa e de qualquer segmento e gera uma atmosfera positiva porque faz com que todos se sintam parte do processo. Tudo fica mais planejado e organizado", ressalta. Na prática, significa que o formato de trabalho que privilegia a gestão visual dos projetos permite um gerenciamento diário do processo produtivo, sem necessidade de novos relatórios de acompanhamento. Para os envolvidos com a produção, isto simplifica o trabalho e faz com que os funcionários reduzam seus níveis de estresse, já que todos enxergam o status dos projetos e tem mais clareza do seu papel e do que precisa ser feito a cada dia . "Este sistema estimula a co-participação e reduz a ansiedade do colaborador", acrescenta Fabiano. Consequentemente, outra vantagem atribuída ao Lean foi a eliminação das horas extras na fábrica.

Com 95 anos de experiência nos mercados agrícola e portuário, a Kepler Weber comemora ainda outras melhorias com a implementação do Lean. Para os negócios, além da simplificação de processos, da eliminação da superprodução e de uma movimentação mais racional de todos os suprimentos, vale destacar a redução de estoque da ordem de 70%. "Não adianta manter um excesso de matéria-prima parada e tirar dinheiro do caixa para ficar com este capital imobilizado", aponta Fabiano. "Os clientes também percebem logo a diferença de comprar de uma empresa com o Lean implantado porque sabem que temos um compromisso com a melhoria contínua e com as entregas dentro dos prazos".

Estes foram alguns insights da palestra de Fabiano Schneider no KeplerTalks, programa criado para, semanalmente, compartilhar conhecimentos sobre o mercado agro adquiridos nos 95 anos da empresa. No dia 11 de junho, o tema será o mercado portuário e, no dia 18 de junho, sempre às 19h, a pauta será o retorno sobre investimentos em armazenagem, com o consultor Carlos Cogo.

Aberto ao público geral, para se inscrever basta acessar o hot site kepler.com.br/keplertalks ou acompanhar nos canais oficiais da companhia nas redes sociais. Além do vídeo disponibilizado no Youtube, os participantes ainda recebem um e-book com informações exclusivas sobre o tema tratado em cada palestra.

Fonte: Kepler Weber

◄ Leia outras notícias