Assuntos Jurídicos

Justiça dá sinal verde para implementação do PRA em São Paulo, diz SRB

Publicação do acórdão permite retomada do Programa de Regularização Ambiental, paralisado no Estado desde 2015


Publicado em: 17/06/2019 às 08:20hs

Justiça dá sinal verde para implementação do PRA em São Paulo, diz SRB

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) esclarece que a publicação do acórdão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2100850-72.2016.8.26.0000 permite a retomada da regulamentação e efetiva implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), paralisado no Estado de São Paulo desde 2015. Na quarta-feira (05/06), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) julgou a ação “procedente em parte”. A decisão assegura a constitucionalidade do PRA e representa mais um passo importante para implementação do Código Florestal no Estado.

Em seu voto, o relator Jacob Valente esclareceu que a Lei Estadual n.º 15.684/2015, que dispõe sobre o PRA das propriedades e imóveis rurais, não implica em retrocesso ambiental. O desembargador alegou que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já havia reconhecido a constitucionalidade do Código Florestal quando, no ano passado, julgou várias ADI's e uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) de objeto ainda mais amplo.

O TJSP também afastou a alegação de que a lei teria invadido a competência da União Federal. O acórdão conclui que a matéria ambiental tem competência concorrente, ou seja, a União deve estabelecer as normas gerais (Código Florestal) e os Estados exercem a capacidade suplementar e de regulamentação.

O acórdão decidiu ainda pela constitucionalidade do artigo 27, que dispõe sobre a regularização das Áreas Consolidadas em Áreas de Reserva Legal. O Tribunal confirmou que os proprietários rurais que realizaram supressão de vegetação nativa respeitando os limites impostos pela legislação em vigor à época em que ocorreu a supressão são dispensados de promover a recomposição, compensação ou regeneração para os percentuais de Reserva Legal exigidos pelo Código Florestal.

A SRB reconhece a importância da atuação do governador de São Paulo, João Doria, e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, para pacificar as controvérsias em prol da efetiva implementação do PRA. De acordo com o vice-presidente da entidade, Francisco de Godoy Bueno, o Estado inicia agora uma nova fase de implementação do Código Florestal: “São Paulo passa a oferecer segurança jurídica aos proprietários para promover a regularização ambiental dos imóveis rurais.

Fonte: SRB - Sociedade Rural Brasileira

◄ Leia outras notícias