Capacitação

Jovens são preparados para Bovinocultura de Leite, Cafeicultura e Suinocultura

Dez turmas do programa Jovem no Campo estão em andamento em Divino, Manhuaçu, Martins Soares, Piedade de Ponte Nova e Santo Antônio do Grama


Publicado em: 16/08/2019 às 13:00hs

Jovens são preparados para Bovinocultura de Leite, Cafeicultura e Suinocultura

Desta vez, as cadeias contempladas são Bovinocultura de Leite, Cafeicultura e Suinocultura. Cerca de 200 jovens participam das ações.

O objetivo é contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. Dividido em módulos, o programa os permite conhecer habilidades e competências necessárias para crescer profissionalmente.

Forte em Divino, Manhuaçu e Martins Soares, a Cafeicultura foi a cadeia escolhida para preparar cerca de cem jovens ao todo. Os alunos aprendem sobre colheita, terreiro, poda, adubação, empreendedorismo e classificação e degustação de café.

Em Manhuaçu, 27 alunos de escolas estaduais participam do programa. Esta é a sexta turma realizada pelo Sindicato de Produtores Rurais, juntamente com o Sistema Faemg/Senar Minas.

“A Cafeicultura é a responsável por gerar mais empregos aqui na região. Pensando nessa alta demanda por profissionais da cadeia, optamos por oferecer este programa a alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Vemos que o programa é capaz de gerar importantes resultados, como já ocorreu no município”, disse a mobilizadora Isaura Paixão.

Em Divino, participam 15 alunos da Escola Estadual Vereador José de Souza Gomes e 16 da Escola Municipal Lia Marta de Oliveira. Três módulos já foram concluídos, e o próximo irá falar sobre Adubação Manual, segundo a mobilizadora Viviane Cunha.

A estudante do 9º ano da Escola Municipal Lia Marta de Oliveira, Verônica Dornelas Lucas, tem 15 anos e mora na comunidade São Pedro, onde os pais trabalham com a Cafeicultura. “Estou gostando muito. Temos aulas teóricas e também fora de sala. É bem completo. Está sendo positivo porque estou tendo novas experiências”.

Duas turmas de Bovinocultura de Leite estão sendo contempladas em Santo Antônio do Grama. O programa aborda sobre a função de vaqueiro, alimentação, qualidade do leite e empreendedorismo.

“A cadeia do leite é dominante entre os pequenos produtores na nossa região. A proposta de levar esse programa para o município de Santo Antônio do Grama é mostrar para os 28 jovens que é possível ficar na propriedade”, explicou o mobilizador Marco Aurélio Alves.

Outras duas de Suinocultura estão em andamento em Piedade de Ponte Nova. Os alunos aprendem sobre manutenção de granja e reprodução, entre outros temas. No município, a mobilização é de Mônica Vieira da Silva.

O programa está sendo ofertado pelo Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Divino, Dom Silvério, Manhuaçu, Manhumirim e Ponte Nova. Em Martins Soares, a mobilização é de Rudson Curcio. A previsão é de que os módulos terminem entre outubro e dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MG

◄ Leia outras notícias