Biodiesel

JBS Biodiesel recupera mais de 2 milhões de litros de óleo de cozinha em 2018

A JBS Biodiesel recuperou 2,3 milhões de litros de óleo de fritura usado nos oito primeiros meses de 2018


Publicado em: 28/09/2018 às 07:40hs

JBS Biodiesel recupera mais de 2 milhões de litros de óleo de cozinha em 2018
Foto: Empresa JBS (Foto: Divulgação)

A JBS Biodiesel recuperou 2,3 milhões de litros de óleo de fritura usado nos oito primeiros meses de 2018. O volume já é 15% superior ao total coletado em 2017 e a expectativa é fechar o ano superando a marca de 3 milhões de litros adquiridos.

O resultado foi possível graças ao projeto Óleo Amigo, conduzido em parceria com a JBS Ambiental e que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha. Lançado em março de 2017, na cidade de Lins, interior de São Paulo, a iniciativa conta com uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município e foi incluída como atividade nas escolas da cidade e de mais 20 municípios do entorno, como Bauru, Guaiçara, Promissão, entre outros. Ao todo, são mais de 30 instituições de ensino e 13 mil alunos impactados pelo programa.

A partir da parceria, a empresa remunera as escolas pelo óleo de cozinha arrecadado. Dessa forma, são viabilizados investimentos em infraestrutura das instituições, como construção de bibliotecas e reformas em salas de aula, além de compra de livros e outros materiais e equipamentos para as escolas.

Atualmente, o Óleo Amigo conta com mais de 300 pontos de coleta, como estabelecimentos comerciais, hospitais, igrejas e outras instituições da região. ”Queremos conscientizar cada vez mais a sociedade sobre o benefício da destinação correta desse resíduo para uma produção consciente e mais sustentável, que é premissa para nossas atividades. Além disso, contribuímos para o aumento da geração de renda para os nossos parceiros”, esclarece o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira.

Até o fim do ano, a JBS Biodiesel deve utilizar cerca de 30 milhões de óleo de fritura usado em sua produção. Além do programa Óleo Amigo, a empresa também compra óleo de cozinha recuperado de terceiros.

Somente no ano passado, a JBS Biodiesel investiu mais de R$ 5,5 milhões em sua fábrica em Lins para ampliar a capacidade de produção de biodiesel através do reaproveitamento de óleo de fritura e dos demais resíduos da cadeia produtiva, como sebo bovino, suíno e de aves.