Equídeos

Jaguarão seleciona exemplares para a Morfologia da Expointer

Exposição Passaporte no município consagra fêmea de criatório de Porto Alegre como melhor exemplar da raça


Publicado em: 08/05/2019 às 13:40hs

Jaguarão seleciona exemplares para a Morfologia da Expointer
Foto: Passaporte Jaguarão - Nochero da Tamanca - Crédito Leandro Vieira ABCCC Divulgação

Ao todo, 63 animais pleitearam as vagas, mas apenas oito deles saíram do município de Jaguarão (RS) com lugar garantido entre os finalistas da Morfologia da Expointer. A Passaporte organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Eudóxio Corrêa reuniu cabanhas expressivas da zona sul do Estado e mostrou o que há de melhor neste dias 4 e 5 de maio, apresentando a fêmea Invernada do Mako e o Macho Nochero da Tamanca como os grandes campeões da oitava exposição Passaporte da temporada.

Para os dois animais que puxam as filas, este é o primeiro credenciamento para a mostra da Expointer, que passa a estar registrado em seus méritos junto à raça Crioula. Comemoração dividida entre a Cabanha Tertúlia, de Porto Alegre (RS), expositora da fêmea vencedora, que também garantiu a escarapela de Melhor Exemplar da Raça, e a Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS), criadora e proprietária do garanhão campeão.

No clima da região da fronteira, a mistura de culturas entre os países cruzou a linha e entrou também dentro da pista de julgamento. Na minuciosa avaliação dos exemplares presentes, o jurado uruguaio Juan Montans foi quem conduziu a formação das filas e a entrega das rosetas aos premiados. Pelo seu crivo, faltou espaço e vagas para tamanha a qualidade apresentada no Sindicato Rural de Jaguarão. “É uma lástima que tenhamos que eleger apenas quatro, pois temos éguas boas que ficaram para trás e certamente vão ir muito bem em outras exposições”, analisou sobre a fila de fêmeas passaporteadas. Além de destacar a representatividade dos machos eleitos, “com muita qualidade também”, em suas palavras ao final da ordenação.

O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo tem o patrocínio oficial do Banrisul.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias