Gestão

Itaipu Rural Show comemora 20 anos e terá lançamento de Catálogo Especial de Leite da Semex Brasil

Maior evento do agronegócio catarinense, o Itaipu Rural Show trará em sua 20ª edição uma série de tecnologias que serão apresentadas de 24 a 27 de janeiro, em Pinhalzinho


Publicado em: 25/01/2018 às 08:40hs

Itaipu Rural Show comemora 20 anos e terá lançamento de Catálogo Especial de Leite da Semex Brasil

Na pecuária leiteira, que tem forte impacto na economia de Santa Catarina, a feira terá um espaço exclusivo para apresentar as novidades do segmento de genética. Estado que mais investe na técnica de inseminação artificial segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, Santa Catarina foi escolhida pela empresa Semex Brasil para o lançamento do Catálogo Especial das Raças Holandesa e Jersey. Nele, os produtores encontrarão informações técnicas sobre inúmeros touros selecionados para atender os mais variados programas genéticos dos rebanhos nacionais.

Como este ano os dois Catálogos direcionados às raças leiteiras importadas só serão lançados após a divulgação das provas de abril, a Semex Brasil decidiu elaborar uma versão especial para garantir aos visitantes do Itaipu Rural Show acesso à genética de ponta dessas duas raças. O material traz tanto touros provados com filhas quanto aqueles com avaliação genômica, além de animais com características específicas para atender determinados mercados. Segundo a Semex Brasil, o material foi elaborado com base nas provas das Raças Holandesa e Jersey, realizadas nos Estados Unidos e cujos resultados foram divulgados em dezembro de 2017.

O Catálogo Especial será apresentado na Casa da Semex Brasil, que é outra novidade da empresa para o evento. A partir desta 20ª edição do Itaipu Rural Show, a Semex deixa de funcionar em estande e passa a contar com uma estrutura própria no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, onde acontecerá o Itaipu Rural Show. No local, a equipe técnica apresentará aos visitantes diversas outras tecnologias oferecidas pela empresa. A expectativa dos organizadores do evento é de receber deve receber mais de 58 mil visitantes. A feira também abre o calendário de exposições agropecuárias do estado.

De acordo com o Regional da Semex Brasil em Pinhalzinho Fábio José Reckziegel, a feira Itaipu Rural Show é considerada um importante termômetro de como deve se comportar o mercado de inseminação artificial em Santa Catarina ao longo do ano. “Estamos otimistas em relação ao desempenho do setor em 2018. Os produtores de leite da região já investem bastante em inseminação artificial, o que deve se manter este ano. Na pecuária de corte, a técnica começa a ser mais utilizada e a expectativa é de aumento nas vendas de sêmen para este segmento.”, explica Fábio.

Um fator que vem contribuindo para o bom desempenho do mercado de inseminação artificial em Santa Catarina é a maior profissionalização do setor, com foco na melhoria da gestão dos negócios. “Com a entrada da nova geração nos negócios, as propriedades rurais estão investindo mais em tecnologias e em sistemas de gestão eficientes. E a inseminação artificial é uma tecnologia de baixo custo, mas de grande impacto na rentabilidade do negócio. Quem quer se manter na pecuária não pode abrir mão desta tecnologia.”, assegura o Regional da Semex Brasil.

Com a adoção desta e outras tecnologias, Santa Catarina, que é o quarto maior produtor nacional, conseguiu elevar em 82% a produção de leite nos últimos dez anos, chegando a 3,1 bilhões de litros produzidos em 2016, segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Já a produção nacional aumentou 32%.

Fonte: Grupo Publique

◄ Leia outras notícias