Internacional

INTERNACIONAL: Merkel pede à UE oferta 'equilibrada'

A chanceler alemã Angela Merkel reagiu ao presidente da França, Emmanuel Macron, e conclamou a Comissão Europeia a apresentar uma oferta "equilibrada e razoável" ao Mercosul, nas negociações visando concluir o acordo de livre comércio proximamente


Publicado em: 24/06/2019 às 19:20hs

INTERNACIONAL: Merkel pede à UE oferta 'equilibrada'

Liderança - Merkel exerce sua liderança na Europa e, com os líderes de Espanha, Portugal, Holanda Suécia, República Tcheca e Letônia, conclamou a Comissão Europeia a não dar chance a argumentos "populistas e protecionistas" na política comercial. A Alemanha considera que o momento é decisivo.

Carta - Em carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, os líderes favoráveis ao acordo defendem que a União Europeia apresente ao Mercosul uma oferta "equilibrada e razoável" nas barganhas que alguns negociadores acreditam que poderá ser a rodada final, na semana que vem.

Batalha - Está ocorrendo uma "batalha" na União Europeia, diante da possibilidade de conclusão desse que será o maior acordo que os europeus terão fechado - bem mais importante que os acordos assinados com Japão e Canadá.

Carta - Também esta semana, o presidente da França, Emmanuel Macron, junto com os líderes de Irlanda, Polônia e Bélgica, insistiram também em carta a Juncker que nenhum acordo deve ser concluído com cota maior de 99 mil toneladas para a carne bovina do Mercosul.

Ignorados - Em reunião dos países membros, em Bruxelas, os quatro foram ignorados pela maioria dos que defendem o acordo, segundo fontes.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias