Bovinos Leite

Interleite Sul debaterá conforto e bem-estar animal

Conforto e bem-estar animal será uma das temáticas centrais do Interleite Sul 2019 – considerado o mais qualificado e respeitado seminário técnico do setor – programado para os dias 8 e 9 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó


Publicado em: 30/04/2019 às 16:00hs

Interleite Sul debaterá conforto e bem-estar animal

O painel sobre esse tema está programado para iniciar às 11 horas da manhã do dia 9 de maio. “Bem-estar animal na prática da sua propriedade” será o foco da painelista Lívia Carolina Magalhães Silva, consultora em bem-estar animal de Uberaba (MG). Ela é pesquisadora do ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), localizado na FCAV-Unesp, Campus de Jaboticabal (SP) desde 2003, sob orientação do professor Mateus Paranhos da Costa.

Graduou-se em Zootecnia pela FCAV-Unesp, com a apresentação do trabalho “Mais carinho no manejo de bezerros leiteiros: uma experiência bem-sucedida”, o qual recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso Internacional de Bem-estar Animal, WSPA. É mestre em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV-Unesp, onde investigou parâmetros genéticos na mortalidade de bezerros da raça Nelore e pela Swedish University of Agricultural Sciences (SLU), Skara (Suécia), atuando na área de comportamento de bovinos de corte em ambientes heterogêneos. Doutorou-se em Zootecnia pela FCAV-Unesp e pelo IRTA (Investigación y Tecnologia Agroalimentarias), de Catalunya (Espanha), com elaboração de estudos na área de produção, comportamento e bem-estar de bovinos leiteiros. Atualmente desenvolve projetos na área de bovinocultura leiteira junto ao Grupo ETCO e a empresa BEA Consultoria e Treinamento.

Lívia Magalhães desenvolve pesquisas na linha de estratégias de manejo, comportamento e bem-estar e avaliações genéticas em bovinos leiteiros.

Outras abordagens desse painel são “Bem-estar animal e resultados na produção e rentabilidade da propriedade” com Douglas Erig, da Fazenda Agropecuária Silva Erig, de Victor Graeff (RS) e “Aplicação de tecnologia para maximizar o resultado na propriedade leiteira” com Marjori Ghellar, Fazenda Bom Sucesso, de São Marcos (RS).

O coordenador geral do Interleite Sul e CEO da Agripoint Marcelo Pereira de Carvalho destaca que a preocupação com o bem-estar animal está na pauta dos produtores rurais e das indústrias catarinenses de processamento de carne. “Esta é uma questão absolutamente atual”, assinala.

O Interleite Sul terá 20 palestrantes-debatedores e um conjunto de temas da atualidade econômica, científica e mercadológica. O seminário tem como tema central Sistemas de produção e eficiência econômica para o sul do Brasil.

Através do site Interleite Sul é possível conferir a programação e garantir a inscrição. Basta acessar.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias