T. da Informação

Inteligência artificial chegou ao abate na unidade da Frigol em Água Azul do Norte (PA)

A unidade da Frigol em Água Azul do Norte é o primeiro frigorífico do Pará a utilizar inteligência artificial para classificação das carcaças bovinas e tecnologia blockchain para a rastreabilidade completa dos bovinos abatidos


Publicado em: 30/03/2020 às 14:40hs

Inteligência artificial chegou ao abate na unidade da Frigol em Água Azul do Norte (PA)

Com isso, tanto a classificação das carcaças quanto o processo de rastreabilidade na Frigol de Água Azul do Norte tornam-se os mais avançados do mundo, pois são realizados com total segurança e transparência. “A tecnologia está aí para ajudar os pecuaristas e a indústria em um ambiente de total confiabilidade, com informações completas sobre a origem e as características da carne para os consumidores”, explica Orlando Negrão, diretor de operações da Frigol.

Com o uso da inteligência artificial e da tecnologia blockchain, os pecuaristas acompanham os abates em tempo real e com imagens, via aplicativo Trace Beef instalado no smartphone, reforçando a confiança nos dados coletados. Essa tecnologia vai até o consumidor final, que também pode avaliar os cortes nos supermercados.

Todo o processo dentro da indústria frigorífica é gerenciado por uma plataforma criada pela empresa EcoTrace, que usa módulos de internet das coisas (IoT), câmeras, sensores, balanças e leitores, instalados em várias áreas da indústria. “Essas tecnologias trabalham em conjunto para oferecer total garantia: da pesagem à desossa”, completa Flavio Redi, CEO da EcoTrace.

Pelo sistema, já instalado na unidade da Frigol em Lençóis Paulista (SP) e, agora, em Água Azul do Norte (PA), uma das novidades é a instalação de uma balança após o atordoamento, no início da linha, quando as carcaças são pesadas com precisão. Na sequência, leitores de códigos de barras e câmeras fotografam as carcaças várias vezes durante o processo. Um super computador classifica acabamento das carcaças utilizando algoritmos de inteligência artificial com extrema precisão. Assim que finaliza o abate, os dados do romaneio ficam disponíveis para o produtor, bem com a foto de todas as carcaças.

Todas estas informações são armazenadas na arquitetura blockchain e ficam acessíveis para a indústria e para os pecuaristas.

“A tecnologia 4.0 oferece muitas vantagens, inclusive orientação aos pecuaristas para eventuais iniciativas de bem-estar, conforto e transporte dos animais até o frigorífico. A indústria também recebe dados que ajudam a fazer melhorias nos seus processos. Na ponta, os consumidores podem escolher os cortes com tranquilidade pois têm acesso à rastreabilidade completa dos alimentos, proporcionando transparência, segurança e garantia de origem”, esclarece Orlando Negrão.

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias