Agricultura Precisão

Intacta 2 avança em testes no Brasil

“A tecnologia está a 15 anos sendo desenvolvida no mundo e a 8 no Brasil "


Publicado em: 31/08/2018 às 16:40hs

Intacta 2 avança em testes no Brasil

Os testes da soja Intacta 2 estão avançando nos campos fechados no Brasil e serão feitos com produtores já no ano que vem. De acordo com informações divulgadas pelo gerente de lançamento da Intacta 2 Xtend da Monsanto, Fábio Passos, durante o XXXI Congresso da Ciência de Plantas Daninhas, o produto já vem sendo testado em outros países.

“A tecnologia está a 15 anos sendo desenvolvida no mundo e a 8 no Brasil ela vem sendo testada nos campos internos da companhia. A partir de março passado a gente teve a aprovação da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) para sair em campos experimentais, ainda controlados, e na safra 2019 traremos o produtor para realizar o testes”, explica.

Segundo Passos, o produtor terá inúmeros benefícios com a chegada da nova tecnologia, como uma genética diferenciada e um enquadramento no manejo inteligente. Ele explica também que a Intacta 2 trabalha com um conceito de sistema, com tolerância a alguns defensivos e também uma proteção adicional contra a lagarta.

“Ela tem tolerância ao glifosato e ao dicamba, e uma proteção adicional a duas proteínas para a lagarta. Então ela tem uma proteção muito melhor. Mas enfim, a biotecnologia é a primeira parte da resposta, seguindo do amplo controle de daninha e uma melhor proteção de lagarta, além de garantir a longevidade do que a intacta já faz”, comenta.

O gerente falou também sobre as técnicas que serão usadas para controlar a volatilidade do dicamba, que acabou causando muitos prejuízos com a deriva nos Estados Unidos recentemente. “A gente está usando as técnicas de segunda e terceira geração, para ir endereçando os pontos de volatilidade para garantir uma aplicação mais segura e mais tranquila para o produtor”, finaliza.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias