Análise de Mercado

INSUMOS PECUÁRIOS/PERSPEC 2020: Alta do boi no final de 2019 gera otimismo para 2020

O forte movimento de alta nos preços do boi gordo nos últimos meses de 2019 gerou expectativas positivas para agentes de casas agropecuárias para 2020


Publicado em: 27/01/2020 às 09:00hs

INSUMOS PECUÁRIOS/PERSPEC 2020: Alta do boi no final de 2019 gera otimismo para 2020

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a capitalização do produtor deve incentivar novos investimentos dentro da fazenda e, consequentemente, aumentar a demanda por insumos nas revendas agropecuárias ao longo de 2020.

Por outro lado, a retirada da vacinação contra febre aftosa ainda gera incertezas quanto a mudanças nas movimentações. Vale lembrar que, historicamente, a compra de vacina é um momento de maior liquidez nas revendas, já que muitos pecuaristas aproveitam o momento para adquirir também outros insumos.

Tomando-se como base dados da B3 e estimativas do Boletim Focus do Banco Central, o dólar norte-americano pode operar acima de R$ 4,00 nos próximos três anos, o que seria um novo patamar, considerando-se a série nominal do câmbio.

Esse cenário, por um lado, tende a estimular as exportações brasileiras de carne, contexto que pode favorecer o pecuarista e, consequentemente, a liquidez em casas agropecuárias. Por outro lado, o dólar elevado tende a encarecer importantes insumos pecuários que são importados, como fertilizantes, ureia e o fosfato para o sal mineral.