Adubos e Fertilizantes

INSUMO AGRÍCOLA: Maior preço de grãos favorece relação de troca por fertilizante, apesar de dólar elevado

O dólar se valorizou com força frente ao Real em novembro e atingiu o maior patamar nominal desde o início do Plano Real


Publicado em: 11/12/2019 às 19:00hs

INSUMO AGRÍCOLA: Maior preço de grãos favorece relação de troca por fertilizante, apesar de dólar elevado

Apesar disso, cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostram que a relação de troca de saca de 60 kg de soja ou de milho por uma tonelada de fertilizante esteve, em novembro, bastante favorável ao produtor de importantes praças que comercializam estes grãos. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário é resultado dos elevados preços internos da soja e do milho. Além disso, os valores de alguns fertilizantes registram pequenas quedas entre novembro do ano passado e o mesmo período deste ano.

De acordo com dados levantados pelo Cepea, no caso da soja, produtores de Sorriso (MT) precisaram, em novembro deste ano, de 26,07 sacas da oleaginosa para comprar uma tonelada de KCl, contra 30,87 sacas necessárias no mesmo mês do ano passado, ou seja, 4,8 sacas a menos. No Paraná, produtores da região de Cascavel precisaram, em novembro, de 2,16 sacas a menos que no mesmo mês do ano passado para a compra de uma tonelada do fertilizante potássico.

Quanto ao milho, ainda com base nos dados do Cepea, o poder de compra frente à ureia aumentou com força entre novembro do ano passado e o mesmo mês de 2019. Em Sorriso, foram necessárias 58,32 sacas de 60 kg do cereal para a aquisição de uma tonelada do fertilizante nitrogenado, 44,5 sacas a menos que em novembro do ano passado (102,81 sacas). Em Cascavel, a relação de troca passou de 73,13 sacas de milho para 50,43 sacas para a compra de uma tonelada do insumo com base de ureia, ou seja, 22,70 sacas a menos.

Em relação aos preços domésticos da soja, segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem das fortes demandas externas e internas pelo grão. Em novembro, os valores médios mensais da soja estiveram nos maiores patamares reais desde outubro de 2018. Em relação ao milho, compradores domésticos mostram necessidade de novas aquisições, enquanto produtores estão retraídos do mercado. Além disso, as exportações têm registrado volumes recordes, limitando ainda mais a disponibilidade doméstica.

Clique aqui e baixe o release completo em word.