Gestão

Inovação e tecnologia para a agricultura na agenda de desenvolvimento do IICA

IICA e ABDI discutem propostas para colaboração em projetos voltados à inclusão na agricultura


Publicado em: 29/08/2018 às 15:20hs

Inovação e tecnologia para a agricultura na agenda de desenvolvimento do IICA

Oportunidades de colaboração em áreas relacionadas à inovação foram discutidas entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em reunião que ocorreu nesta semana, em Brasília (DF).

A parceria começará com o evento “Hacking Drones”, que acontece de 31 de agosto a 2 de setembro, em Brasília. O IICA apoia institucionalmente a maratona de drones, que tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras do mercado de drones, com palestras de especialistas da área, mentorias e networking.

Ambas as instituições identificaram a possibilidade de colaboração recíproca, uma vez que a Agência capta tendências e fortalece o sistema de inovação, estimulando iniciativas de sucesso para incluir no campo das políticas públicas.

De acordo com Jorge Werthein, assessor especial de Manuel Otero, Diretor Geral do IICA, dentro do rol de ações para ampliar e fortalecer a cooperação Sul-Sul, socializar conhecimentos e competências para outros países das Américas é uma das iniciativas fundamentais. “Somos um organismo de cooperação técnica multilateral com escritórios em 34 países. Entre as novas diretrizes do IICA está o novo olhar sobre a gestão do conhecimento, que se resume em identificar onde ele se encontra, conectar esse conhecimento e coordenar sua transferência entre as regiões em que operamos, nas Américas e no Caribe”, destacou.

Especialistas da ABDI citaram vários projetos relacionados à agricultura de precisão; mapeamento e incentivo de cadeias produtivas de frutas, cacau e café em alguns estados brasileiros; crédito para produtores rurais e agroenergia. “Estamos em fase de internacionalização e podemos contribuir em programas ligados à inovação dentro da cooperação Sul-Sul”, afirmou Rodrigo Alves Rodrigues, especialista em Projetos da ABDI.

Werthein lembrou o interesse do IICA em parcerias voltadas especialmente à valorização e incentivo ao desenvolvimento de jovens e mulheres rurais, segmentos mais frágeis e que têm recebido maior atenção do Instituto no momento.

Roberto Pedreira, especialista em Relações Institucionais da ABDI, citou um programa da Agência voltado ao desenvolvimento produtivo com recorte regional que vem apresentando resultados positivos no curto prazo de aplicação. “Através do programa há a promoção do desenvolvimento e reposicionamento estratégico e tecnológico de determinados setores, como o agroindustrial, com foco em elevar a produtividade, gerar emprego, aumentar a qualificação da ocupação, e acreditamos que a iniciativa é próxima da realidade de países da América Latina, Caribe e África, podendo se encaixar na cooperação entre os países”, apontou.

Mais informações sobre o evento Hacking Drones no link: https://www.abdi.com.br/eventos/hacking-drones