Agricultura Familiar

Iniciativas do Imaflora são selecionadas pela FGV para pautar discussões para a criação de políticas públicas

Objetivo é estimular ações governamentais para valorização de cadeia produtiva familiar


Publicado em: 17/08/2018 às 15:00hs

Iniciativas do Imaflora são selecionadas pela FGV para pautar discussões para a criação de políticas públicas

Duas iniciativas de inovação na agricultura familiar, desenvolvidas pelo Florestas de Valor, do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), na Amazônia Legal Brasileira, foram selecionadas pelo programa: “Bota na Mesa”, promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (Fundação Getulio Vargas). O objetivo é fomentar diretrizes públicas e empresariais para inclusão de produtos manejados artesanalmente na cadeia de alimentos de órgãos governamentais e redes varejistas.

As atividades irão compor uma carta, que será destinada a governos municipal, estadual e nacional, além de empresas privadas, com recomendações, demandas e alternativas. As iniciativas do Imaflora reconhecidas pelo programa acontecem em duas cidades do Pará: São Félix do Xingu e Oriximiná e tratam da inclusão de alimentos da agricultura familiar no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

O Imaflora atua nas regiões, por meio do Florestas de Valor, com o objetivo de estabelecer ferramentas para a conservação da sociobiodiversidade, fomentar atividades produtivas e oportunizar a geração de renda. O Florestas de Valor conta com patrocínio da Petrobras, financiamento do BNDES / Fundo Amazônia, Gordon e Betty Moore Foundation e USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

Mateus Feitosa, assistente de projetos do Imaflora, explica que o enquadramento dos agricultores familiares quilombolas e indígenas à chamada pública para alimentação das escolas em Oriximiná impactou positivamente a educação nutricional e segurança alimentar de crianças e jovens dos ensinos infantil, fundamental e médio do município.

“A partir da chamada, substituímos itens convencionais da merenda escolar, industrializados, por alimentos da agricultura familiar, sem uso de agrotóxicos, como farinha de mandioca, macaxeira e banana. Com isso, contribuímos para a melhoria da alimentação escolar na cidade, aliando geração de renda à conservação”, ressalta.

Em São Félix do Xingu, o Imaflora é parceiro da AMPPF (Associação das Mulheres Produtoras de Polpa de Fruta), uma organização formada por mulheres que plantam e colhem frutas produzidas em quintais agroflorestais, dentro das suas casas. Elas produzem cacau, cupuaçu, açaí, maracujá, entre outras culturas. A associação reúne produtoras de polpa artesanal das comunidades de Maguary, Tancredo Neves e Nereu.

“Trabalhamos com questões de gênero e, através dos Quintais Agroflorestais, implementamos estratégias de manejo, gerando renda e qualidade de vida. Isso representa a valorização e o reconhecimento do agricultor familiar da região, colocando essas mulheres no papel de protagonistas”, afirma Celma Oliveira, analista de projetos do Imaflora.

Atualmente, o PNAE determina que, no mínimo, 30% dos itens da merenda escolar sejam adquiridos de agricultores familiares. Em São Paulo, há uma lei que prevê que, até 2026, 100% da alimentação escolar do município seja proveniente da agricultura familiar.

Florestas de Valor - O Floresta de Valor fortalece as cadeias de produtos florestais não-madeireiros, dissemina a agroecologia para que as áreas protegidas e seu entorno contribuam para o desenvolvimento regional, proporcionando condições dignas às populações locais e conservação dos recursos naturais. O programa atua na conservação da floresta nas regiões da Calha Norte do rio Amazonas, na Terra do Meio e no município de São Félix do Xingu. Saiba mais aqui.

Imaflora - O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, gerar benefícios sociais e reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Veja mais em www.imaflora.org

Fonte: Imaflora

◄ Leia outras notícias