Mercado Financeiro

Índices chineses sobem com alívio de preocupações comerciais e esperanças de estímulo

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,3 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta também de 0,3 por cento


Publicado em: 12/12/2018 às 11:20hs

Índices chineses sobem com alívio de preocupações comerciais e esperanças de estímulo

Os índices acionários da China fecharam ligeiramente em alta nesta quarta-feira diante do alívio das tensões comerciais com os Estados Unidos e as esperanças de um pacote de estímulo doméstico, em meio ao segundo dia de atividade fraca no mercado com os investidores cautelosos antes do fim do ano.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,3 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta também de 0,3 por cento.

O subíndice do setor financeiro avançou 0,4 por cento, o de consumo teve alta de 0,8 por cento, enquanto o setor imobiliário subiu 1 por cento, destacando-se em um dia de negociações moderadas.

Os investidores estão com uma esperança elevada de que o governo ajude o setor como parte de um pacote de estímulo mais amplo para a economia, disse Zhang Gang, analista da Central Securities.

"Não é o ideal, e o espaço para estimular através do mercado imobiliário está diminuindo à medida que os preços das moradias aumentam", disse ele. "Mas se você não conseguir encontrar uma maneira rápida e eficiente para impulsionar a economia, então pressionar pelo crescimento nos setores de infraestrutura e imobiliário é uma saída óbvia".

Em uma entrevista à Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as negociações estão acontecendo com Pequim por telefone e que ele não vai aumentar as tarifas sobre as importações chinesas até ter certeza sobre um acordo.

Os comentários foram feitos depois que autoridades chinesas e norte-americanas conversaram ao telefone para elaborar um cronograma e um roteiro para as negociações comerciais entre os dois países. Neste mês, os dois lados concordaram em não adicionar tarifas por 90 dias.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,15 por cento, a 21.602 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,61 por cento, a 26.186 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,31 por cento, a 2.602 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,34 por cento, a 3.170 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,44 por cento, a 2.082 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,13 por cento, a 98.816 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,33 por cento, a 3.099 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,39 por cento, a 5.653 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias