Mercado Financeiro

Índices chineses fecham em baixa em meio a incerteza comercial

O mercado manteve a cautela nesta terça-feira em meio a persistentes incertezas acerca de possíveis negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos


Publicado em: 11/09/2019 às 10:20hs

Índices chineses fecham em baixa em meio a incerteza comercial

As ações da China fecharam em queda nesta quarta-feira, depois que um assessor sênior da Casa Branca minimizou as expectativas de novas negociações comerciais, ao mesmo tempo que o mercado reagiu friamente a uma promessa amplamente simbólica de liberalizar ainda mais os mercados financeiros do país.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,4%.

O mercado manteve a cautela nesta terça-feira em meio a persistentes incertezas acerca de possíveis negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos.

Na terça-feira, um assessor sênior da Casa Branca reduziu as expectativas para as próximas rodadas de negociações comerciais entre Estados Unidos e China, pedindo a investidores, empresas e ao público que sejam pacientes quanto à resolução da disputa comercial de dois anos entre as duas maiores economias do mundo.

Enquanto isso, os esforços mais recentes da China para abrir ainda mais seus mercados financeiros pareciam fornecer suporte limitado ao mercado, pelo menos por enquanto, já que a medida sugere ser bastante simbólica.

O órgão regulador de câmbio da China disse na terça-feira que decidiu abandonar as restrições de cotas em dois grandes programas de investimento, com o enfraquecimento do iuan e as crescentes saídas de fluxo levando Pequim a buscar atrair mais capital estrangeiro.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,96%, a 21.597 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,78%, a 27.159 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,41%, a 3.008 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,74%, a 3.930 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,84%, a 2.049 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,34%, a 10.790 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,55%, a 3.204 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,36%, a 6.638 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias