Pragas e Doenças

Indianos lançam projeto para combater a lagarta do cartucho

"Ela é uma praga altamente destrutiva"


Publicado em: 14/03/2019 às 08:20hs

Indianos lançam projeto para combater a lagarta do cartucho
Foto: Lagarta-do-cartucho-embrapa-foto-marina-torres

A South Asia Biotechnology Centre (SABC), uma organização científica sem fins lucrativos da Índia, lançou um projeto para proteger a agricultura e os agricultores contra a lagarta do cartucho no país. O projeto é apoiado pela FMC Índia, líder global em proteção de cultivos sustentáveis e trabalhará em colaboração com os principais interessados de cadeias de valor agrícolas que potencialmente podem ser impactados pela praga.

O projeto, intitulado Safeguarding Agriculture & Farmers against Fall Armyworm in India (SAFFAL) visa desenvolver um conjunto de técnicas, boas práticas agrícolas e medidas de controle, juntamente com material educativo para várias partes interessadas, para melhorar a preparação dos agricultores para enfrentar a ameaça da lagarta-do-cartucho. Nas duas últimas temporadas a lagarta-do-cartucho emergiu como uma grande ameaça aos agricultores e à agricultura indiana, devido à sua alta incidência e consequente dano, especialmente ao milho.

Neste contexto, a lagarta apresenta um desafio significativo aos pequenos agricultores, aumentando substancialmente o custo de produção, reduzindo a produtividade e a renda. “Experiências práticas de lidar com sucesso no algodão através do envolvimento de pequenos agricultores serão exploradas e replicadas para superar a ameaça da lagarta-do-cartucho”, disse o Dr. CD Mayee, renomado epidemiologista de plantas e presidente do Centro de Biotecnologia do Sul da Ásia (SABC), em Nova Deli.

Para Bethwyn Todd, presidente da FMC na Ásia-Pacífico, que estava em Mumbai para assinar o acordo de patrocínio com a SABC, disse que “ela é uma praga altamente destrutiva e é conhecida mundialmente por ter causado um sério desafio aos agricultores em todos os continentes e através das culturas. A educação é a chave para o sucesso na gestão desta praga. Estamos comprometidos em fazer parcerias com agricultores, comunidade científica e governos para enfrentar este desafio e o Projeto SAFFAL é um desses exemplos”.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias