Agricultura Precisão

Índia investe em drones para modernizar agricultura

Iniciativa busca promover a agricultura de precisão no país


Publicado em: 16/04/2019 às 16:20hs

Índia investe em drones para modernizar agricultura

O estado indiano de Maharashtra está investindo fortemente no uso de drones para promover a modernização da agricultura e aumentar a produção rural com a ajuda de tecnologias de agricultura de precisão. Para isso, assinou um acordo com o Centro Econômico Mundial (WEF) para a Quarta Revolução Industrial, explorando o uso dessa tecnologia para vários serviços governamentais.

Segundo o Dr. Ruchi Saxena, diretor da India Flying Labs, parte da WeRobotics, nas aldeias tribais do cinturão Dahanu-Palghar em Maharashtra, os agricultores estão sendo educados para a aplicação de tecnologias avançadas e sustentáveis em suas terras agrícolas. Os moradores aprenderam sobre rotação de culturas, aquaponia e hidroponia, piscicultura, manejo de bio-resíduos, agricultura orgânica e proteção de cultivos biológicos usando drones. Além disso, esses agricultores estão usando tecnologias baseadas em drones em suas fazendas e pomares.

As imagens multi-espectrais de alta resolução dos drones, juntamente com inteligência artificial e aprendizado de máquina, ajudam a obter informações sobre a saúde das plantas, condições do solo e podem ajudar a prever o rendimento das culturas, acrescentou Saxena. Explicando melhor como a tecnologia do drone trará mudanças para os agricultores, ele afirmou que cada planta individual pode ser localizada separadamente e analisada usando agricultura de precisão que pode ajudar na identificação de plantas estressadas. Dessa forma, os agricultores podem agir cedo e evitar que as doenças se espalhem para outras culturas.

Os drones podem ajudar os agricultores a calcular os tamanhos exatos da terra, classificar os tipos de culturas, realizar o mapeamento do solo juntamente com o manejo de pragas e também planejar a colheita. Na Índia, existem mais de 35 start-ups de drones que estão trabalhando para elevar os padrões tecnológicos e reduzir os preços dos drones agrícolas.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias