Outros

Índia deve lançar grão-de-bico resistente à seca

“É uma história bem-sucedida de colaboração de institutos"


Publicado em: 01/10/2019 às 14:00hs

Índia deve lançar grão-de-bico resistente à seca

A Índia deve lançar o grão-de-bico aprimorado, desenvolvido em tempo recorde por meio da criação assistida por genômica, em um esforço inédito. Duas novas variedades com tolerância à seca e resistência a doenças foram recentemente identificadas para agricultura pelo Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR).

O ICRISAT anunciou em seu site na Internet que o Projeto de Pesquisa Coordenada All India (AICRP) para o grão-de-bico identificou duas variedades de grão de bico (Bengala-chana) -'usa 10216 'e' MABC-WR-SA-1 ', que foram desenvolvidas pelo ICAR e Universidade de Ciências Agrícolas (UAS) em Raichur, Karnataka, respectivamente, em colaboração com o ICRISAT.

“É uma história bem-sucedida de colaboração de institutos ICAR, universidade estadual agrícola e uma organização internacional como ICRISAT", disse o Dr. Trilochan Mohapatra, diretor geral do ICAR e secretário do Departamento de Pesquisa e Educação Agrícola (DARE) do governo da Índia. “Intervenções genômicas na criação, como a molecular, melhoram significativamente a produtividade das leguminosas, como o grão de bico”, completa.

O Pusa (BMG) 10216 foi desenvolvido pelo Dr. Bharadwaj Chellapilla e pela equipe do IARI em colaboração com o Dr. Rajeev Varshney e sua equipe, incluindo o Dr. Mahendar Thudi e o Dr. Manish Roorkiwal no ICRISAT. Da a mesma forma, o MABC-WR-SA-1 foi desenvolvido pela indução de resistência à fusarium em Annigeri-1, uma variedade altamente preferida pelos agricultores e pela indústria em Karnataka. A fonte de resistência ao murcha, que é um grande amortecedor de rendimento, foi emprestada do WR315, uma variedade de grão de bico. Com um potencial de rendimento aumentado em 7% sobre o Annigeri-1, essa nova variedade também está sendo chamada de Super Annigeri-1. Foi desenvolvido pela UAS-Raichur em colaboração com o ICRISAT.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias