Saúde Animal

Impacto dos microminerais no crescimento dos bezerros

Gerentes de sistemas de recria, geralmente, enfrentam diversos desafios com bezerros que chegam dos leilões


Publicado em: 12/06/2018 às 16:40hs

Impacto dos microminerais no crescimento dos bezerros

Gerentes de sistemas de recria, geralmente, enfrentam diversos desafios com bezerros que chegam dos leilões

Os gerentes de sistemas de recria, geralmente, enfrentam diversos desafios com bezerros que chegam dos leilões. Ao longo do processo, esses animais, muitas vezes, são misturados, expostos a patógenos de enfermidades e passam pelo estresse do transporte. Todos esses fatores podem predispô-los ao menor desempenho e à morbidade, ou seja, mais facilidade de desenvolverem doenças. Um estudo realizado na Universidade de Arkansas, com Zinpro Performance Minerals®, demonstrou que programas de microminerais são essenciais para reduzir o impacto negativo do estresse sobre a retenção mineral, resposta à vacinação e tratamentos, bem como crescimento dos animais.

O objetivo desse levantamento foi avaliar o efeito de Zinco (Zn), Manganês (Mn), Cobre (Cu) e Cobalto (Co), sob a forma de Availa-4 (complexo zinco-aminoácido, complexo manganês-aminoácido, complexo cobre-aminoácido e cobalto glucoheptonato), em todos esses fatores nos bezerros recém-chegados de leilões. A análise foi realizada durante um período de recria de 42 dias fazendo a comparação com os mesmos microminerais de fontes inorgânicas convencionais – que utilizam sulfato de zinco, sulfato de manganês, sulfato de cobre e carbonato de cobalto.

Para realizar a pesquisa, foram utilizados 288 bezerros machos (77 castrados e 211 inteiros), com média de 239 quilos, obtidos desses leilões. Para cada grupo, os animais foram atribuídos aleatoriamente aos tratamentos e observados diariamente.

Após os 42 dias, os bezerros suplementados com minerais sob a forma de Availa-4 tiveram maior ganho médio diário (GMD) e maior peso final que os bezerros suplementados com os mesmos teores de microminerais no tratamento inorgânico. Além disso, houve um alto índice de morbidade nos animais, em média, 63% deles foram tratados com enfermidade respiratória bovina. Entretanto, menos bezerros alimentados com Availa-4 precisaram de um segundo tratamento com antibiótico.

A suplementação com Zn, Mn, Cu e Co sob a forma de Availa-4 melhorou o desempenho de crescimento dos animais em adaptação durante o período de pesquisa. Numericamente, cinco bezerros suplementados com o tratamento inorgânico foram considerados “crônicos”. Já os submetidos a Avalia-4, foram apenas dois casos.

Os testes demonstraram que Availa-4 pode ser utilizado em dietas de recria para fornecer Zn, Mn, Cu e Co. Embora o fornecimento de Availa-4 durante o período de recria não tenha reduzido a porcentagem de bezerros enfermos, houve uma tendência para menos animais precisarem de um segundo tratamento com antibióticos. Com isso, foi constatado que os programas de microminerais são essenciais para diminuir o impacto negativo do estresse sobre a resposta à vacinação e aos tratamentos, assim como ao crescimento e retenção mineral.

Fonte: SCOT CONSULTORIA

◄ Leia outras notícias