Aquicultura e Pesca

III Workshop CBNA Aquacultura debate desafios e oportunidades do setor

Encontro vai reunir todos os elos da cadeia produtiva dias 14 e 15 de agosto, em Campinas, SP


Publicado em: 02/07/2019 às 07:00hs

III Workshop CBNA Aquacultura debate desafios e oportunidades do setor

Apesar de ainda ser considerada uma atividade nova no Brasil, a aquicultura é um dos setores que mais vem crescendo no país. A demanda por rações cresceu mais de 12 vezes nos últimos 20 anos, o que significa um salto de 100 mil toneladas em 1999 para 1,23 milhão de tonelada no ano passado, anunciou o Diretor do CBNA, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, e coordenador do III Workshop CBNA sobre nutrição em aquicultura, Ariovaldo Zani.

Mesmo com o bom momento, o setor enfrenta desafios. Atingir preços mais competitivos no varejo e melhorar o tempo de licenciamento ambiental despontam entre os mais importantes, salientou o especialista. “O preço no varejo não se ajusta bem ao orçamento apertado do consumidor brasileiro e a concessão e o tempo para licenciamento ambiental continuam como gargalo que limita um crescimento mais rápido e consistente”, pontuou Zani.

Do lado das oportunidades, ele defende um melhor aproveitamento do peixe eviscerado, além do filé, na produção de industrializados, como nuggets e hamburgeres, por exemplo. Mas, no caso do camarão o desafio é diferente, de acordo com Zani. “Precisamos convencer os negociadores oficiais, como autoridades do MAPA e da diplomacia do Itamaraty, a convergir esforços para recuperar a participação brasileira no comércio internacional”, afirmou lembrando que o Brasil alcançava a participação dos Estrados Unidos e União Europeia nos anos 2000, antes de enfrentar embargos e sobretaxas.

Estes são apenas alguns dos temas que serão debatidos nos dias 14 e 15 de agosto, em Campinas no interior de São Paulo. O encontro vai reunir desde produtores de peixes, camarões, moluscos, passando por profissionais da indústria de nutrição e saúde animal, das áreas técnica, de produção, regulatória, comercial e marketing até pesquisadores e autoridades do setor público.

O objetivo é contribuir com um debate sobre os mais importantes desafios e oportunidades de um setor que desponta com um dos crescimentos mais relevantes diante da demanda crescente por proteína animal em escala global. As mais recentes pesquisas e inovações para a área também serão discutidas durante estes dois dias de evento. Entre os patrocinadores, estão confirmadas as empresas BRF Ingredients, Ferraz Máquinas e Phileo.

Outras informações sobre o workshop estão disponíveis no site do evento, ou podem ser obtidas através do telefone (19) 3232.7518 ou do e-mail cbna@cbna.com.br.

Fonte: III Workshop CBNA

◄ Leia outras notícias