T. da Informação

Idaron lança GTA eletrônico com novas categorias de serviços durante abertura da Portoagro, em Porto Velho

O serviço de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) através da internet foi ampliado, além da categoria abate, agora a plataforma abrange as categorias engorda e reprodução


Publicado em: 03/09/2018 às 07:00hs

Idaron lança GTA eletrônico com novas categorias de serviços durante abertura da Portoagro, em Porto Velho

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (30) pelo governador de Rondônia, Daniel Pereira, durante a abertura da III Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho, a Portoagro 2018.

"É uma ferramenta que vai facilitar a vida dos nossos produtores porque vai permitir eles tirarem as guias no conforto de suas casas, sem precisar se dirigir até uma unidade da Idaron’’, disse o governador. A emissão do GTA é o carro-chefe dos serviços da Idaron. São emitidas cerca de 70 mil guias por mês.

"Essa ferramenta também melhora o serviço da Idaron porque tirando essa demanda, os técnicos vão poder fazer mais visitas aos empreendimentos rurais, melhorar o processo de liberação para avançar o setor das agroindústrias, para que as pequenas se tornem grandes’’, considera o governador.

De acordo com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus, o GTA eletrônico é resultado da mobilização para através da tecnologia oferecer melhores condições de serviço aos produtores rurais. Segundo ele, a meta inicial é alcançar 50% dos produtores e gradativamente alcançar a todos.

Durante a feira que é realizada em um espaço entre a Embrapa e a de Superintendência da Agricultura Pecuária e Abastecimento em Rondônia, na BR 364, a Agência Idaron estará com estande para inscrição da senha de acesso ao GTA Online. O produtor já cadastrado na agência deve fornecer apenas o endereço do e-mail.

NOVOS DESAFIOS

O governador também aproveitou a ocasião para anunciar aos produtores rurais que busca implantar no Estado o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (Sisbi) que vai permitir aos estabelecimentos registrados no serviço a comercialização em todo território brasileiro.

Ele ainda apontou que o Estado tem um desafio pela frente que é ser o segundo estado brasileiro a ser livre da febre aftosa sem vacinação.” O Ministério da Agricultura não nos escolheu por acaso, escolheu porque sabe da capacidade do povo de Rondônia”, considera o governador.

"Nós temos um dos melhores serviços veterinário, produtores conscientes que tem que entregar produtos de qualidade, e a partir da retirada da vacinação vamos abrir novos mercados”, reforça o presidente da Idaron. O governo federal tem o objetivo de tornar todos os estados livre de febre aftosa sem vacinação gradativamente.

Além da Idaron, estão presentes na feira no pavilhão do governo de Rondônia a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) com os caminhos do leite e café, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), além de uma sala para apresentação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica. A feira é aberta ao público das 8h às 20h.

Fonte: Governo de Rondônia

◄ Leia outras notícias