Saúde Animal

IATFmax apresenta nova atualização da lista de touros com fertilidade superior

Terceira análise de 2019 resultou em 56 animais de destaque para a característica


Publicado em: 25/11/2019 às 15:40hs

IATFmax apresenta nova atualização da lista de touros com fertilidade superior

Esta semana, a ABS apresentou a última atualização da lista de touros certificados pelo IATFmax, o sistema de avaliação da fertilidade dos touros ABS. A seleção, realizada três vezes por ano, inclui 17 novas adições, somando um total de 56 animais certificados com fertilidade superior para inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Para a categoria IATFmax+, os novos integrantes são os touros B6033, Bagdá, Balbec, Baren FIV DOM – SD, Bolt – TB, Desafio – NM, Natur – TB, Playboy, Titânio, Highwayman, JMT Integrity – BN, Magnitude, Rampage e Regulator. Na categoria IATFmax+3, acrescentaram-se os animais Atômico e Bife Golias. Por fim, a categoria IATFmax+6 inclui um novo integrante: o Épico – NM.

De acordo com o gerente técnico de Ferramentas Genéticas da ABS, Cristiano Ribeiro, o trabalho realizado pelo Grupo IATF, a equipe de profissionais responsável pela coleta dos dados que compõem a análise do sistema IATFmax, é de extrema importância.

“Sem eles, a informação não seria coletada e organizada. O time vem apresentando as análises atualizadas com a seleção dos touros absolutamente destacados para o quesito fertilidade, aliado à avaliação genética”, ressalta.

O IATFmax já superou 1,5 milhão de dados coletados a campo. Essas informações passam por uma avaliação estatística sólida e confiável, que identifica os touros de fertilidade superior para IATF. A análise é completa e extensa, abrangendo a interação de diversos fatores que exercem alguma influência na eficiência reprodutiva dos animais, conjugando as características individuais de cada touro e outras informações relevantes, como as categorias de vacas e escore corporal.

Após a análise, os touros são agrupados em três categorias: IATFmax+, para animais com fertilidade acima da média em até 2,99 pontos percentuais; IATFmax+3, para touros com fertilidade a partir de 3 pontos percentuais acima da categoria IATFmax+; e IATFmax+6, para animais com fertilidade a partir de 6 pontos percentuais superior à categoria IATFmax+.

Cristiano explica as vantagens da lista para o produtor interessado em investir na genética dos touros IATFmax. “Um dos benefícios mais evidentes é que o IATFmax oferece informações sólidas e com muita credibilidade de forma muito rápida, permitindo que os touros, quase todos jovens, sejam avaliados na própria safra em que são utilizados, evitando qualquer atraso para o produtor e assegurando que a tomada de decisão é clara e precisa”, enfatiza.

A lista cresce a cada atualização da análise, diversificando cada vez mais o leque de opções viáveis para o cliente ABS. “Além de se tratar de touros jovens e com muito potencial para o mercado, é uma seleção cada vez maior de animais, fazendo com que o produtor conte com muitas opções distintas para cada objetivo produtivo do plantel, sem perder o diferencial da fertilidade acima da média”, conclui.

Outros detalhes estão disponíveis no nosso site

Fonte: NaMídia Assessoria de Comunicação ME

◄ Leia outras notícias