Orgânico

Hotel cria plantio de alimentos orgânicos para abastecer restaurante

A estimativa é de que a procura geral por uma alimentação orgânica aumente 30% até 2020


Publicado em: 25/10/2019 às 13:00hs

Hotel cria plantio de alimentos orgânicos para abastecer restaurante

A atual busca por uma alimentação saudável, vem emplacando um crescimento expressivo no mercado alimentício, e grande parte se deve à procura por alimentos orgânicos. Cada vez mais, grande parte da população, vem buscando por produtos produzidos sem uso de agrotóxico, de defensivos agrícolas e sem modificação genética. No cultivo orgânico, o adubo e o controle de pragas vem da própria natureza.

Para que um produto seja considerado orgânico, o mesmo deve estar dentro de todos os princípios estabelecidos na Lei Federal 10.831 de 23 de dezembro de 2003. A identificação do produto orgânico é feita por meio do selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) do Ministério da Agricultura. No caso de agricultores familiares, que oferecem seus produtos para venda direta ao consumidor, a certificação orgânica é feita através do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura (MAPA). As informações completas sobre regularização da produção orgânica podem ser encontradas no site do MAPA.

Mercado em expansão

No brasil, o setor movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões, com perspectiva de crescimento de 30% somente neste ano podendo aumentar ainda mais até 2020. Ming Liu, coordenador executivo da Organics Brasil, explica que o setor de produtos orgânicos está se expandindo em direção à indústria. “O setor vem se formalizando e vem crescendo a cada ano”, afirma Liu. Ele aponta também que cada vez mais os consumidores de orgânicos estão cientes da obrigatoriedade do selo que identifica que o produto é orgânico – 90% entre os que declararam comprar esses vegetais com frequência.

Com isso, a tendência é de cada vez mais as grandes indústrias, caminhe em direção ao cultivo de alimentos orgânicos. Alguns Bares, restaurante e hotéis já estão se tornando pioneiros no cultivo e distribuição desses alimentos.

O Hotel Serra da Estrela, localizado em Campos do Jordão, referência pelo seu engajamento em causas ambientais, desenvolveu uma horta para abastecer seu restaurante (Alquimia) que já possui uma culinária vegetariana em seu cardápio. O intuito do hotel, é seguir essa era de conscientização dos malefícios a longo prazo, causados por adubos químicos à saúde e ao meio ambiente, e proporcionar aos seus clientes, a experiência de uma alimentação saudável. Os alimentos orgânicos são cultivados sem fertilizantes, agrotóxicos ou pesticidas.

Para Denise Bernardino - dona do Hotel Serra da Estrela e do restaurante Alquimia, a conscientização sobre os cuidados com a alimentação é de extrema importância e deve ser debatido por todos. A ideia de desenvolver um plantio orgânico, vem do seu comprometimento com as causas ambientais.

O hotel selecionou as principais vantagens da Agricultura Orgânica

• Preservação dos recursos naturais;
• Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;
• Uso de adubos naturais (compostagem, minhocultura, etc.);
• Manutenção da biodiversidade;
• Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;