Saúde Animal

Higienizante em pó garante redução da pressão de infecção nos ninhos de matrizes

O manejo sanitário da granja é uma das etapas mais importantes dos cuidados com as matrizes e a produção de ovos férteis


Publicado em: 23/06/2020 às 07:00hs

Higienizante em pó garante redução da pressão de infecção nos ninhos de matrizes

Por ser um ambiente com alta quantidade de matéria orgânica e muitas vezes com alta umidade, é grande a probabilidade de sujidade nos ovos e, consequentemente, a possibilidade de perda de pintinhos. “Se o ninho não tem manejo adequado, não sendo corretamente limpo e desinfetado, os ovos são postos num ambiente sujo, absorvendo as bactérias através de seus poros. As aves devem por esses ovos em ambiente com boa condição sanitária e manejo adequado, seguido de fumigação a seco ou desinfecção úmida adequada logo após a postura, ideal no máximo uma hora depois”, recomenda Ana Caselles, gerente técnica da Sanphar Saúde Animal para a América Latina.

Além dos ovos, Ana afirma que é importante ter atenção especial às matrizes pelos mesmos motivos. “Todo o ambiente deve ser bem cuidado e desinfetado para que as galinhas, após transitarem pelo galpão, não levem junto com as sujidades, agentes indesejados, para o interior do ninho. Outro ponto de atenção é o cuidado com as patas das matrizes, já que elas são aves de ciclo longo. Esse cuidado evita que ocorram pododermatites, que prejudiquem a saúde e, consequentemente, a produtividade”, relata a especialista da Sanphar.

Ana Caselles recomenda a utilização de higienizante em pó para ser usado nos ninhos das granjas de matrizes e assim atuar de forma preventiva, contribuindo para a qualidade sanitária dos ovos férteis. A Sanphar oferece uma linha completa de soluções de biosseguridade, como Stalosan F, higienizante em pó, pronto pra uso, que permanece ativo no ambiente até a necessidade de agir sobre a matéria orgânica. Pode ser aplicado semanalmente ou após bater os tapetes de ninho, mesmo na presença das aves nos galpões. Stalosan F deve ser usado na proporção de 50g para cada metro quadrado, sendo indicado o uso de equipamento ou aplicação manual no ninho.

“Stalosan F é extremamente eficaz. Sendo em pó, além de combater as bactérias e fungos, o produto da Sanphar impede a umidade nos galpões. Assim, ele age na prevenção e na melhoria da condição da granja como um todo, reduzindo significantemente a pressão de infecção do ambiente e regulando a umidade e os gases indesejáveis dentro do aviário”, destaca Ana Caselles.

Mais informações

Fonte: STA Press

◄ Leia outras notícias