Gestão

Grupo Semex fecha semestre com crescimento de 38%

Empresa fez uma série de investimentos para garantir aos produtores brasileiros acesso à genética de touros provados


Publicado em: 15/08/2019 às 14:20hs

Grupo Semex fecha semestre com crescimento de 38%

O mercado de genética bovina vem apresentando bom desempenho em 2019. A Semex Brasil encerrou o período com um crescimento de 38% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2018. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Semex, Nelson Eduardo Ziehlsdorff, as raças de corte puxaram esse aumento nas vendas de sêmen. “Fizemos uma série de investimentos para garantir aos produtores brasileiros acesso à genética de touros provados e com índices genéticos muito superiores. Neste segundo semestre, a procura por este tipo de animal deve continuar bastante acentuada”, explica o diretor-presidente da Semex.

No leite, o mais recente investimento feito pela empresa para garantir genética de qualidade diferenciada ao mercado nacional foi a importação de seis touros Jersey e Holandês, que chegaram ao Brasil em julho e estão na central de coleta Tairana. A partir de agora, os reprodutores entram em quarentena, período no qual serão avaliados tanto para saúde quanto para qualidade de sêmen. Assim que forem liberados, entrarão em coleta de sêmen – convencional e sexado – para disponibilizar ao mercado nacional. Uma nova importação de touros ocorrerá ainda neste ano.

A Semex também tem investido na infraestrutura das empresas do Grupo - Tairana e Cenatte - para elevar a qualidade do sêmen e dos embriões produzidos. Foram adquiridos equipamentos de última geração que estão sendo utilizados para o processamento de sêmen na Tairana e para a produção de embriões no Cenatte. Outros investimentos foram feitos em programas de soluções genéticas com foco em genômica, fertilidade e multiplicação da genética de animais superiores. A equipe ainda foi reforçada com a contratação de quase 30 novos profissionais.

Produção de embriões - O Grupo Semex vem investindo para atender à crescente demanda por embriões e sêmen das raças bovinas selecionadas no Brasil. O Cenatte Embriões, empresa que integra o Grupo Semex, ampliou sua produção em 10% para atender aos mercados externo e interno e abriu um laboratório na Colômbia e mais dois no México, chegando, assim, a três unidades em solo mexicano. A expectativa é fechar 2019 com uma produção de 150 mil embriões. O Cenatte tem exportado tecnologia para vários países da América Latina, como Paraguai, Colômbia, e Costa Rica. O laboratório tem sede em Pedro Leopoldo/MG e filial em Castro/PR, mas conta com unidades em vários países.

Sobre a Semex - O Grupo Semex, há mais de 35 anos no mercado, carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana e a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões.

Fonte: Grupo Publique

◄ Leia outras notícias