Governo

Governo atende CNA e elimina imposto de exportação do couro

Segundo a CNA, decisão vai valorizar o preço do animal. Medida havia sido aprovada pela Camex e foi publicada hoje no Diário Oficial da União


Publicado em: 18/09/2018 às 14:40hs

Governo atende CNA e elimina imposto de exportação do couro

O governo atendeu a um pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e eliminou o imposto de exportação sobre o couro wet blue.

A decisão aprovada pelo Comitê Executivo Gestor da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e referendada pelo Conselho de Ministros do órgão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta (13).

A CNA defendia o fim da alíquota de 9% e atuou junto ao governo nos últimos anos para acabar com a medida, que prejudicava a competitividade da pecuária brasileira no mercado internacional e a renda do produtor rural.

O couro, que estava desvalorizado com a incidência do imposto, é um dos principais subprodutos do abate de bovinos e influencia na composição do preço da arroba. O produto é bastante exportado, principalmente para o mercado asiático.

“Com o fim do imposto, a arroba do boi gordo deve ser valorizada, além de favorecer o aumento das exportações e viabilizar a melhoria da qualidade do couro”, explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen.

O imposto sobre o couro wet blue foi criado em 2000 a partir de uma demanda da indústria de calçados. Entretanto, na avaliação da CNA, as exportações deste segmento hoje representam um terço do que eram na época da criação da alíquota, o que demonstra a ineficiência da sua aplicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias