Bovinos Leite

Girolando divulga programação do Circuito Megaleite 2018/2019 - Etapa Uberaba

O evento terá a participação de 300 animais de várias regiões do país, além de leilões e workshops técnicos


Publicado em: 08/02/2019 às 09:20hs

Girolando divulga programação do Circuito Megaleite 2018/2019 - Etapa Uberaba

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando divulgou a programação oficial da Exposição Interestadual de Girolando – Circuito Megaleite 2018/2019 - Etapa Uberaba. O evento, que acontecerá de 18 a 23 de fevereiro, no Parque de Exposições Fernando Costa, paralelamente à Expoinel Minas, terá julgamento, torneio leiteiro, workshops e leilões. Estão inscritos 300 animais, que começaram a entrar no parque a partir do dia 11 de fevereiro.

O torneio leiteiro abrirá as competições, com início no dia 18 e término em 21 de fevereiro. Os julgamentos da raça Girolando e de suas composições raciais CCG 3/4 Hol + 1/4 Gir e CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir serão realizados nos dias 22 e 23 de fevereiro, sob o comando do jurado Euclides Prata. Já os animais da composição racial 1/4 Hol + 3/4 Gir serão julgados no dia 21 de fevereiro pela comissão composta pelos jurados Euclides Prata, Fernando Boaventura, José Renes da Silva, Juscelino Ferreira e Limírio Bizinotto.

Leilões- A feira terá dois leilões. No dia 21, às 19h, acontece o 1° Leilão Mega Ventres – A Genética Está Servida, no interior do Parque Fernando Costa. No dia 22, a partir das 20h, será a vez do Leilão Virtual Gir Leiteiro - Reserva Especial - RC Genética e Convidados, com transmissão pela Remate Web.

Palestras- Também estão programadas palestras técnicas para a Exposição Interestadual de Girolando. No dia 20, às 14h, haverá o 1° Workshop de Seleção Genômica da Raça Girolando. O superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva, falará sobre o “Projeto Genoma Girolando - Histórico, Avanços e Perspectivas”. Na sequência, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa, apresentará os resultados obtidos e como utilizar a ferramenta genômica nos rebanhos. Outras duas palestras do Workshop serão sobre o funcionamento do produto Clarifide Girolando. O uso do Clarifide Girolando para seleção de fêmeas será abordado por Cleocy Júnior, gerente de Produtos – Linha Leite da Zoetis, enquanto César Frazon, da CRV Lagoa, falará sobre a aplicação em machos. No final, haverá uma mesa redonda.

Outro evento técnico da feira será o 1° Workshop CCG 1/4 Hol + 3/4 Gir no dia 21, a partir das 10h. Leandro Paiva ministrará palestra sobre a importância do uso dessa composição racial para formação da raça Girolando. Em seguida, haverá um debate sobre o tema “Onde estamos e onde queremos chegar" com a participação de técnicos, jurados e criadores.

A Exposição Interestadual de Girolando é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, tendo como parceiros Nelore Minas, ABCZ, BMB BOI, Prefeitura de Uberaba, Emater-MG, Certrim e Sindicato Rural de Uberaba.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

◄ Leia outras notícias