Maquinas e Implementos

Gerenciador de colheita de café mostra o momento e a forma ideal para colher

Equipamento é apresentado pela Case IH durante a Agrishow


Publicado em: 10/05/2018 às 13:40hs

Gerenciador de colheita de café mostra o momento e a forma ideal para colher

A Case IH apresentou na Agrishow o gerenciador de colheita de café, que tem como objetivo auxiliar o produtor na gestão da colheita mecanizada. Por meio das informações obtidas pela ferramenta, será possível determinar o momento ideal para dar início à colheita em determinada área, além de definir a maneira mais apropriada para colher – se é de forma seletiva ou plena –, realizando os ajustes recomendados para a colhedora Coffee Express da Case IH. Todas essas informações proporcionam uma maior eficiência operacional.

A ferramenta, desenvolvida pela empresa “Inovação em Mecanização Agrícola CEIFA Ltda”, trabalha como um medidor, mostrando qual é a força necessária para o desprendimento dos diferentes tipos de frutos presentes nas plantas a serem colhidas. Com as informações coletadas e inseridas no aparelho, ele realiza cálculos relativos à área e determina com maior precisão os próximos passos.

A definição da hora da colheita considera o momento ideal para gerar mais eficiência operacional, com o mínimo de frutos verdes e de perdas por queda natural. Já a escolha do método reflete a viabilidade técnica e econômica operacional, segundo características da lavoura e estágio de maturação dos frutos. “O equipamento vai mostrar se a colheita deve ser plena, com maior volume total colhido e baixa desfolha, ou seletiva, que colhe o maior volume possível de frutos maduros com o mínimo de frutos verdes”, explica Roberto Biasotto, gerente de Marketing de Produto da Case IH.

Outra informação importante gerada pelo aparelho é a definição de como regular a Coffee Express da Case IH, levando em consideração os parâmetros para a adequação e a regulagem da velocidade de deslocamento (km/hr), vibração adequada (ciclos/min) e freio (voltas/min). “Esses ajustes geram maior eficiência operacional de colheita, com menor desfolha e agressão aos cafeeiros, considerando a variedade e características da lavoura”, afirma Biasotto.

Novo Motor do Freio Hidráulico

Para gerar mais versatilidade durante as colheitas, os modelos 2017 das colhedoras Coffee Express receberam um novo motor do freio hidráulico. Com ele, é possível realizar a colheita plena sem perder a sua característica de alta qualidade da colheita seletiva. Este novo motor tem maior capacidade de frenagem para atingir até 0,6 voltas/minuto. Assim, quando o gerenciador de colheita indica o número de voltas/minuto (ajuste do freio) com valores abaixo de 1 volta/minuto, esses dados poderão ser aplicados aos modelos 2017.

Fonte: Case IH

◄ Leia outras notícias