Outros

Geração de energia eólica bate recorde no Sul

Depois dos seguidos recordes de geração eólica no Nordeste e no montante produzido em todo o país, as usinas eólicas da Região Sul alcançaram a maior marca já registrada


Publicado em: 27/11/2015 às 19:00hs

Geração de energia eólica bate recorde no Sul

Na ultima sexta-feira (20/11), a geração eólica na região alcançou 1.097 MW médios. Essa energia gerada pelos ventos na região Sul nesse dia é suficiente para abastecer aproximadamente 4,85 milhões de unidades consumidoras residenciais, com base no consumo médio de energia elétrica residencial de 5,5 kWh/dia.

Com a expansão da geração elétrica no Brasil privilegiando as fontes limpas e renováveis, a energia eólica vem batendo sucessivos recordes. No dia 2 de novembro, a geração eólica no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou 4.215 MW médios, superando os 3.921,5 MW médios gerados no dia 09 de agosto deste ano, e atingindo marca recorde. No mesmo dia, a geração eólica no Nordeste também atingiu seu maior montante, com 3.198 MW médios gerados pelos ventos.

Transmissão

Para escoar ainda mais energia produzida pelas usinas eólicas, na semana passada foram concluídos os testes de energização do segundo transformador, 230/138 kV de 100 MVA, da subestação Senhor do Bonfim II, da Chesf, localizada na Bahia e também da linha de transmissão 230 kV Igaporã II / Igaporã III, também da Chesf. Esta linha de transmissão permitirá o escoamento de geração proveniente de parques eólicos instalados na região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia

◄ Leia outras notícias