Frigoríficos e Abatedouros

Friboi obtém 100% de aprovação em auditoria em todas suas plantas no país

Primeiro ciclo do Selo da Cadeia de Fornecimento é concluído com sucesso em todas as unidades da Companhia e com certificação do Serviço Brasileiro de Certificações (SBC)


Publicado em: 09/08/2019 às 13:20hs

Friboi obtém 100% de aprovação em auditoria em todas suas plantas no país

A Friboi, unidade de negócios de carne bovina da JBS, alcançou 100% de conformidade em auditoria externa que avalia diversos critérios de produção em todas as suas unidades de abate no Brasil. Com certificação pelo Serviço Brasileiro de Certificações (SBC) e batizado como Selo da Cadeia de Fornecimento, o projeto – desenvolvido pela própria JBS – contempla padrões internacionais e requisitos de interesse comum de todos os mercados atendidos pela empresa.

As plantas foram avaliadas nos seguintes critérios: bem-estar animal, originação / sustentabilidade, transporte de animais, equipamentos / instalações, saúde animal, procedimentos / qualidade, controle da cadeia de fornecimento, meio ambiente, responsabilidade social, rastreabilidade, classificação e tipificação de carcaça e material específico de risco.

"O Selo da Cadeia de Fornecimento reforça o compromisso da Friboi e de todos os negócios da JBS quanto à melhoria contínua dos processos internos de produção. Trata-se de um projeto inovador e que também demonstra a transparência das nossas práticas, atrelada à qualidade dos nossos produtos e a sustentabilidade dos nossos negócios”, afirma Renato Costa, presidente da Friboi.

A certificadora SBC tem mais de 16 anos de experiência no controle de origem de produtos e possui corpo técnico experiente, responsável pela certificação de 40% das propriedades incluídas no Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A instituição é referência em controles de rastreabilidade, tipificação e bem-estar animal e confere credibilidade ao Selo da Cadeia de Fornecimento da JBS.

Segunda etapa da iniciativa já começou

Ainda no primeiro semestre de 2019, foi iniciado um novo ciclo de treinamentos e capacitação, dentro de critérios avaliados pelo Selo, dos colaboradores que atuam em áreas específicas, como motoristas boiadeiros e aqueles que lidam com animais vivos, além daqueles que realizam a classificação e tipificação de carcaças. Além disso, as auditorias de renovação da certificação serão concluídas durante o segundo semestre.

A Friboi liderou a revolução do setor no Brasil nas áreas de qualidade e segurança do alimento e foi decisiva para que a produção nacional fosse aceita pelos mais exigentes países e clientes internacionais. Agora, com a consolidação do Selo da Cadeia de Fornecimento, a Companhia evolui ainda mais no aprofundamento das melhores práticas e contribui para o fortalecimento do protagonismo do Brasil no setor de carne bovina.