Capacitação

FORMAÇÃO: Manejo no cultivo de grãos na capacitação Embrapa e Sistema OCB

A busca pelos melhores resultados na produção de grãos foi tema do 5º módulo da capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno 2019, na parceria Embrapa e Sistema OCB


Publicado em: 05/09/2019 às 09:00hs

FORMAÇÃO: Manejo no cultivo de grãos na capacitação Embrapa e Sistema OCB

As atividades reuniram 40 profissionais de cooperativas na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

Rendimento e rentabilidade - De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires, o produtor consagrado campeão de rendimento nem sempre é campeão em rentabilidade, ou seja, o investimento em insumos nem sempre garante retorno na renda final obtida com a lavoura. Segundo ele, trocar a visão de agricultura de produtos por agricultura de sistemas é o desafio do setor produtivo: “Não basta avaliar produtos e tecnologias de forma isolada, mas inseridas num planejamento sistemático para a produção de grãos, que considere o fator social, econômico e ambiental a longo prazo”, avalia o pesquisador destacando que o caminho é ampliar ainda mais os experimentos regionais, na cooperativa ou na propriedade rural, para auxiliar em escolhas corretas na identificação da melhor tecnologia para àquela realidade.

Proposta - Resgatar a rentabilidade do produtor é a proposta da Cotriel. Rafael Klein, do departamento técnico da cooperativa, com sede em Espumoso, RS, destacou que a capacitação vai ajudar na racionalização dos insumos junto aos cooperados buscando a maior eficiência na produção de grãos, tanto na produtividade quanto no equilíbrio financeiro dos cooperados. “Ficamos preocupados em ajustar milimétricamente a deposição das sementes na lavoura e deixamos a erosão tomar conta da área. É preciso olhar todo o cenário ao invés de trabalhar fatores isolados. Esse é o principal aprendizado neste curso Embrapa-OCB”, declara Klein.

Participantes - Participam da capacitação Embrapa e Sistema OCB na cadeia produtiva de cereais de inverno 2019 profissionais dos departamentos técnicos das cooperativas Cooperante, Cocamar, Coamo, Camnpal, Cotriel, Coopatrigo, Coasa, Cotapel, Cotripal, Coagril, Cotribá, Coopermil, Cotrisal, Cotricampo, Cotrijal, CCGL e Auriverde, além da Fecoagro/SC e do Senar/RS. O módulo sobre implantação e manejo de cultivos anuais produtores de grãos contou com orientações de pesquisadores da Embrapa Trigo, UFSM, CCGL e UPF.

Fonte: Embrapa Trigo f

◄ Leia outras notícias