Arroz

Filipinas aprova Arroz Dourado

Variedade é rica em vitamina A


Publicado em: 23/12/2019 às 10:40hs

Filipinas aprova Arroz Dourado

Após uma avaliação de biossegurança, o Golden Rice, ou Arroz Dourado, "foi considerado tão seguro quanto o arroz convencional" pelo Departamento de Agricultura das Filipinas (FFP). A permissão de biossegurança, endereçada ao Instituto de Pesquisa de Arroz das Filipinas (PhilRice) e Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (IRRI), detalha a aprovação do Arroz Dourado GR2E para uso direto como alimento e ração, ou para processamento.

"Com esta aprovação do FFP, apresentamos uma solução muito acessível para o problema do país em relação à deficiência de vitamina A que afeta muitas de nossas crianças em idade pré-escolar e mulheres grávidas", disse o Dr. John de Leon, diretor executivo da PhilRice.

Apesar do impulso de intervenções de saúde pública como suplementação oral, alimentação complementar e educação nutricional, o IRRI observou que a deficiência de vitamina A (DVA) entre crianças de 6 meses a 5 anos aumentou de 15,2% em 2008 para 20,4% em 2013 nas Filipinas. O teor de beta-caroteno do Arroz Dourado visa fornecer de 30% a 50% da necessidade média estimada (EAR) de vitamina A para mulheres grávidas e crianças pequenas.

“O IRRI tem o prazer de fazer parceria com a PhilRice para desenvolver esta solução agrícola sensível à nutrição para combater a fome", disse Matthew Morrell, diretor geral do IRRI. “Esse é o principal objetivo do IRRI: adaptar soluções globais às necessidades locais. As Filipinas há muito reconhecem o potencial de aproveitar a biotecnologia para ajudar a lidar com a segurança alimentar e nutricional, a segurança ambiental e também melhorar os meios de subsistência dos agricultores”, completa.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias