T. da Informação

FEMAGRI 2019: Espaço Fazendinha aposta em tecnologia digital para otimizar a gestão na cafeicultura

A tradicional Fazendinha estará mais high tech na FEMAGRI 2019, principal evento agrícola voltado à cafeicultura e que acontece de 20 a 22 de fevereiro em Guaxupé


Publicado em: 12/02/2019 às 16:20hs

FEMAGRI 2019: Espaço Fazendinha aposta em tecnologia digital para otimizar a gestão na cafeicultura

No espaço, que este ano apresentará muito mais opções de soluções em tecnologia digital, cafeicultores terão oportunidade de conhecer diferentes sistemas que visam aumentar a produtividade e otimizar com assertividade a gestão nas lavouras de café, entre opções que vão do plantio à pós-colheita.

O tema da feira este ano, Tecnologia Digital Gerando Valor à Cafeicultura norteará as atividades na Fazendinha, espaço com 2.500 m² que concentrará pelo menos 25 estandes e 18 expositores, entre eles instituições públicas parceiras.

Cafeicultores poderão ficar por dentro das mais recentes e eficazes tecnologias que traduzem na prática o conceito de Fazenda 4.0, como softwares que oferecem informação em tempo real, automação de processos e gestão da propriedade. "A cada edição da FEMAGRI a Cooxupé busca trazer novidades para o cafeicultor e estar atenta a tendências para o campo, em especial à cafeicultura. Para isso, investe na diversidade de expositores e na abrangência de tecnologias que atendam as diferentes fases da produção do café", explica Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico.

Atenta à mobilidade digital e conectividade que está cada vez mais presente no campo, a Cooxupé apresentará, através da Fazendinha, soluções como softwares e demonstrações para o controle de pragas e doenças, aplicativos de gestão de controle e uso de IPI, softwares de gestão de máquinas para fazenda e gestão da propriedade, plataforma de previsão do tempo, aplicação de insumos com taxa variável, pulverizadores e mapeamento de lavouras com drones, sistema de energia solar, piloto automático para trator, automação para sistemas de irrigação, software com contagens de plantas na lavoura, automação para secagem do café, entre outros produtos. No espaço serão feitas algumas simulações, como por exemplo o controle da secagem do café via celular, uma das etapas mais importantes da fase final da colheita.

Entre as atrações da Fazendinha estão os triciclos adaptados, ferramentas que podem facilitar o manejo nas pequenas propriedades e ficarão em exposição na estação de Invenções do Produtor, que funciona como um palco curioso de soluções para o campo. Além do espaço que a cooperativa abre para grandes marcas e expositores, produtores locais também apresentam suas invenções no local, que conta ainda com a tradicional minifazenda com exposição de animais.

O evento

Ponto de encontro do produtor de café e vitrine das últimas tendências em tecnologia digital, inovações para o campo e insumos agrícolas, a FEMAGRI 2019 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) reunirá pelo menos 120 expositores, possibilitando a realização de muitos negócios.

Organizada pela Cooxupé e já na 18ª edição, a feira consolidou-se como referência no segmento, movimentando principalmente o Sul de Minas, Cerrado Mineiro e média Mogiana do Estado de São Paulo. Em 2018, a Femagri recebeu cerca de 35 mil visitantes.

Fonte: Phábrica de Ideias

◄ Leia outras notícias