Feijão e Pulses

FEIJÃO: Novo cultivar garante alta produtividade

O SCS206 Potência é um feijão preto, recomendado para cultivo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Publicado em: 02/12/2019 às 09:20hs

FEIJÃO: Novo cultivar garante alta produtividade

Nesta quarta-feira, 27, a Epagri lança seu sexto cultivar de feijão, o SCS206 Potência. O lançamento ocorre em Chapecó, às 13h30min, dentro do II Dia de Campo do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf). O evento faz parte das comemorações dos 28 anos da Epagri, que realiza durante novembro atividades por todo o Estado, com lançamento de diversas tecnologias para produção sustentável.

Feijão Potência

A alta produtividade é uma das principais características do feijão SCS206 Potência. O novo cultivar da Epagri apresentou produtividade 11% superior às duas testemunhas em todos os locais avaliados em três anos de cultivo. Comparando o rendimento de grãos em relação aos cultivares Uirapuru e BRS Campeiro, apresentou produtividade superior de 116,52% e 106,02% respectivamente. A resistência das plantas à antracnose é outro aspecto importante do novo material genético.

O SCS206 Potência é um feijão preto, recomendado para cultivo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram necessários 15 anos de estudos do Programa de Melhoramento Genético de Feijão (PMGF) da Epagri/Cepaf para chegar ao Potência.

O feijão tem a terceira maior área semeada entre grãos no Brasil, com mais de 3 milhões de hectares cultivados. A Região Sul é responsável por mais de 40% da produção total e mais de 96% da produção de feijão-preto no país. Os agricultores familiares respondem por 70% da produção nacional. Em Santa Catarina, o feijão é cultivado em todas as regiões, com destaque para os Planaltos Norte e Serrano na safra e para o Oeste e o Litoral Sul na safrinha.

Essa leguminosa é uma das mais importantes fontes de proteína vegetal, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B para humanos, sendo considerada um alimento de segurança alimentar para os brasileiros. A preferência dos consumidores brasileiros é pelo feijão-carioca, porém, os três estados do Sul e o Rio de Janeiro preferem feijões do grupo preto.

Dia de Campo

O lançamento do feijão Potência está inserido no II Dia de Campo da Epagri/Cepaf, que acontece das 8h às 16h na área dos cultivos experimentais da unidade. É uma oportunidade para agricultores e a sociedade em geral conhecerem resultados das pesquisas desenvolvidas pela Epagri.

No Dia de Campo serão apresentadas diversas tecnologias para produção sustentável de alimentos. Na pecuária, serão apresentadas pastagens perenes. Em feijão e milho, além dos cultivares da Epagri, os pesquisadores estarão demonstrando manejo integrado de doenças, densidade de semeadura e controle de invasoras, entre outros aspectos. Também haverá uma estação dedicada ao tema solos, abordando manejo, conservação e adubos de cobertura. A estação da soja vai bordar principalmente manejo de doenças e pragas. Os visitantes ainda vão poder conhecer manejo e fitotecnia para cultivo de citros e de maracujazeiro.

Entre 13h30min e 14h acontece a solenidade de abertura e lançamento do cultivar de feijão SCS206 Potência.

28 anos da Epagri

O II Dia de Campo da Epagri/Cepaf integra a programação comemorativa dos 28 anos de fundação da Empresa. A série de eventos de aniversário alcançou todo o Estado no mês de novembro, com lançamento de tecnologias, Dias de Campo, seminários, atividades de educação ambiental e outras, que apresentam à sociedade um pouco do trabalho desenvolvido nestas quase três décadas de extensão rural e pesquisa agropecuária em Santa Catarina.

O Estado catarinense foi o primeiro, e até hoje é um dos únicos, a reunir numa empresa os serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural. A partir desse ato de ousadia e inovação se construiu uma história de sucesso. Hoje a Epagri é referência nacional e internacional em pesquisa e extensão rural.

Os cultivares de arroz, por exemplo, são utilizados em diversos Estado e países. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), criado e difundido pela extensão rural da Epagri, hoje é modelo de agricultura sustentável em nível nacional e internacional.

O sucesso da Epagri nesses 28 anos de existência se reflete na força do agronegócio catarinense. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçãs, cebolas, moluscos e suínos, tem a segunda maior produtividade de arroz irrigado do país, é a quarta maior produtora de leite e de mel do Brasil, tudo isso ocupando apenas 1,1% do território nacional. Grande parte desse resultado se deve ao trabalho da Epagri, que com apoio e confiança dos agricultores, vem inovando para uma agricultura cada vez mais sustentável.

Fonte: CIRAM EPAGRI

◄ Leia outras notícias