Agricultura Familiar

Feaper viabiliza projetos para aumentar a produtividade na agricultura familiar

A família Zimmer, da localidade de Forqueta Baixa, no município de Vale Real, produz caqui, goiaba de mesa, bergamota montenegrina e uva niágara em uma área de seis hectares


Publicado em: 10/06/2019 às 13:00hs

Feaper viabiliza projetos para aumentar a produtividade na agricultura familiar
Foto: FOTOS: MARCELO BRANDOLI/EMATER

A família Zimmer, da localidade de Forqueta Baixa, no município de Vale Real, produz caqui, goiaba de mesa, bergamota montenegrina e uva niágara em uma área de seis hectares. É uma propriedade familiar do Vale do Taquari, com cinco pessoas na produção e na comercialização de produtos in natura. Em julho de 2018, os Zimmer conseguiram um recurso de R$ 10 mil via Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) para implantar um sistema de irrigação por gotejamento em uma área de um hectare de goiabeira. “O Feaper é uma das principais ferramentas de financiamento das políticas públicas de fomento à agricultura familiar gaúcha”, destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, cuja pasta é responsável por desenvolver e gerenciar as políticas viabilizadas pelo fundo.

“A gente não teria como realizar nenhum investimento neste momento sem o Feaper”, afirma o fruticultor César Zimmer. Conforme o técnico agrícola da Emater de Vale Real, Osvaldo Duz, a implantação do sistema de irrigação por gotejamento possibilitou aumento na produtividade da goiaba em 20% em relação à safra passada. Houve também incremento da receita, com ganho de produtividade e redução no custo da mão de obra, pois parte da adubação foi aplicada no pomar via fertirrigação (adubação solúvel).

“O Feaper permite um crédito diferenciado, sendo necessário um projeto técnico que comprove a necessidade do recurso e que demonstre de que forma este projeto vai potencializar a produção”, detalha o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, José Alexandre Rodrigues.

Nos últimos quatro anos, foram investidos R$ 53,7 milhões do Feaper em contratos, com recursos do Tesouro, do BNDES e da Consulta Popular, beneficiando mais de 5,3 mil famílias. “O Feaper colabora para aumentar a produtividade no campo, a segurança alimentar, a segurança econômica e garante a viabilidade das propriedades, incentivando a permanência no campo”, destaca Rodrigues.

As políticas públicas fomentadas pelo Feaper podem ser acessadas por agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária, bem como por meio de suas entidades representativas, como cooperativas e associações.

O Manual do Feaper regulamenta as operações subsidiadas com recursos a serem disponibilizados.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS

◄ Leia outras notícias