Cana de Açucar

Falta de chuva prejudica produção da cana-de-açúcar em Sergipe

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) explica que a estiagem vem afetando não só a produção de milho como também a produção de cana-de-açúcar


Publicado em: 19/10/2018 às 14:00hs

Falta de chuva prejudica produção da cana-de-açúcar em Sergipe

A produção de cana-de-açúcar deve sofrer uma redução este ano devido à estiagem. A estimativa de 2,250 milhões de toneladas deve sofrer redução segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE).

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) explica que a estiagem vem afetando não só a produção de milho como também a produção de cana-de-açúcar.

"A região Nordeste já foi destaque na produção de cana no Brasil, porém por conta das condições climáticas e econômicas o Nordeste bem perdendo produção. A falta de chuvas culminou na redução de produtividade, qualidade e rendimento dos canaviais. Os problemas econômicos de muitas usinas motivaram desemprego e falência das unidades industriais", afirma o presidente da Faese, Ivan Sobral.

Sergipe conta com cinco unidades industriais, sendo que duas produzem açúcar, etanol e energia (Usina São José do Pinheiro e Taquari), duas produzem Etanol e Energia (UTE - Iolando Leite e Campo Lindo) e uma produz etanol e aguardente (Usina Junco Novo).

Segundo a Associação dos Plantadores de Cana de Sergipe (ASPLANA), a falta de chuva vem deixando os produtores preocupados com a próxima safra.

"A região canavieira do estado está sentindo os impactos da falta de chuvas nos canaviais, as áreas de plantio estão apresentando um desenvolvimento vegetativo lento, o que influencia na colheita e longevidade do canavial. As áreas de socaria reduziram seu potencial produtivo. A preocupação é para a próxima safra, caso não ocorram chuvas nos próximos meses, deverá ter um impacto negativo". explica o Engenheiro Agrônomo da ASPLANA, Helber Rodrigues.

Fonte: Portal G1

◄ Leia outras notícias