Agricultura Precisão

Falker lança sensor que verifica estado nutricional das lavouras

Flexum, medidor ativo de NDVI, faz análise em tempo real e permite saber como está a variação do desenvolvimento da área


Publicado em: 31/05/2019 às 07:20hs

Falker lança sensor que verifica estado nutricional das lavouras
Foto: Flexum Falker - Crédito Divulgação

A empresa Falker que está há 13 anos no mercado fornecendo ferramentas para agricultura de precisão, agricultura digital e coleta de informações, sendo pioneira do movimento AgTech no país, está lançando um novo sensor que analisa a lavoura em tempo real. Trata-se do Flexum, um medidor ativo de NDVI (sigla em inglês para Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) utilizado como indicador de desenvolvimento das culturas e que ajuda a monitorar a saúde das folhas e da produção. As leituras realizadas são feitas de forma contínua: uma leitura por segundo.

O diretor da Falker, Marcio Albuquerque, afirma que o Flexum serve para verificar o estado nutricional das lavouras e o NDVI é um índice bastante usado em agricultura que permite identificar o nível de desenvolvimento de uma cultura. “Quanto mais desenvolvida a cultura, maior o índice. Dessa forma, com o Flexum podendo ser instalado em diferentes veículos, como um pulverizador, um trator, ou mesmo em um veículo usado especificamente no mapeamento, é possível fazer um mapa bastante detalhado, de alta definição, e saber como está a variação do desenvolvimento da área plantada”, explica.

Albuquerque destaca que a aplicação do Flexum em lavouras de algodão, cana de açúcar, milho, permite que o produtor regule, por exemplo, a adubação nitrogenada ou controladores de crescimento. "Isso garante informações mais completas e aprofundadas com mapas de alta densidade", observa, lembrando que a empresa disponibiliza uma linha completa para agricultura de precisão desde o software para gerenciar estes dados com processamento e armazenamento remoto, até os instrumentos para a coleta de dados no campo, sensores, transmissão de dados, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Falker

◄ Leia outras notícias