Fruticultura e Horticultura

Extrato de algas estimula defesas da banana

O material genético está relacionado ao aumento da defesa em plantas


Publicado em: 31/07/2019 às 15:20hs

Extrato de algas estimula defesas da banana

Um extrato da alga (Ascophyllum nodosum) consegue temporariamente os mecanismos de defesa da planta de mudas de banana da variedade Williams, uma das mais comerciais da Colômbia e também a mais suscetível a doenças. Foi isso que indicou um estudo realizado pelo Departamento de Biotecnologia da Universidad Nacional de Colombia (UNAL) em Medellín.

Yohana Katerine Suarez Anaya, mestre em ciências pela universidade "disse que o material genético está relacionado ao aumento da defesa em plantas, uma vez que estas interagem gerando sinais que são dados pela ação de hormônios vegetais como o ácido jasmônico, regulador do crescimento das plantas".

Os genes foram avaliados em bananeiras da variedade Williams em um estágio inicial de crescimento (três meses de idade), após duas aplicações (no dia 0 e 9) de um extrato comercial de alga marinha. “A empresa que fabricou o extrato aproximou-se do grupo de pesquisa e, assim, apresentou a oportunidade de testá-lo. Além dos benefícios que deu no campo para restaurar e melhorar o desempenho, também foi estudado se aumentaria a defesa das plantas. Para o estudo, foram aplicadas concentrações de 500, 1.000 e 2.000 cc/ha (centímetros cúbicos por hectare)”, explica a pesquisadora.

A Mestre desenvolveu seu trabalho em um espaço controlado, uma câmara com as mesmas condições que são apresentadas em Urabá, uma importante área de bananeiras do país, com 95% de umidade, orvalho constante e temperatura entre 27 e 29 graus Celsius. Nos dias 1, 3, 6, 9, 10, 12 e 15 ela obteve amostras de tecido vegetal que foram congeladas em folha de alumínio a -80 graus para preservar as condições no momento de tomar o RNA.

Os testes mostraram que a concentração de 2.000 cc/ha aumentou o nível de expressão dos genes PR4, POX e PAL, apesar de não ser constante, o que, segundo ela, pode sugerir que as plantas necessitam de aplicações mais frequentes do extrato para manter altas defesas "Como a defesa de plantas é um processo que requer muita energia, produzir esses genes e as proteínas que são geradas a partir deles implica um desgaste energético importante que, se a planta não precisar, o processo cai", diz.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias