Mercado Florestal

Exportações de produtos da área florestal como Celulose movimentaram 5,5 bilhões de dólares no Brasil

MDCI destaca que no período de janeiro a junho setor apresentou um crescimento significativ


Publicado em: 30/08/2018 às 18:40hs

Exportações de produtos da área florestal como Celulose movimentaram 5,5 bilhões de dólares no Brasil

As exportações voltadas para a área florestal no Brasil cresceram consideravelmente no último ano. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que exportações como papel, painéis de madeira e celulose foram os materiais mais exportados no primeiro semestre de 2018.

O crescimento movimentou 5,5 bilhões de dólares no período de janeiro a junho no país e de acordo com a Indústria Brasileira da Madeira (IBA) a maior demanda de exportação, principalmente para a China, contribuiu para que a representatividade do setor subisse e consequentemente melhorasse os preços internacionais.

Diante desse cenário é que também empresas de exportações estão mostrando crescimento. Um exemplo é a empresa catarinense Allog, a qual é especializada em logística internacional. Atualmente América do Norte, Europa e Ásia lideram a lista de continentes com maior presença de produtos florestais brasileiros movimentados pela empresa.

A Allog se destaca no segmento florestal, se posicionando entre os maiores agentes de cargas na exportação brasileira, conforme dados estatísticos Dataliner. "Nosso principal recurso é o conhecimento. E desta forma estamos sempre atentos para orientar e direcionar nossos clientes de acordo com as oportunidades, além de evitar potenciais riscos", cita o gerente de desenvolvimento de negócios da Allog, Rodrigo Viti.

Atualmente a China segue como principal mercado externo para celulose brasileira, com incremento de 40,2% em valor exportado no semestre, seguida pela Europa (+53,9%) e América do Norte (37,2%). Isso resulta em um aumento de 43,9% nos valores acumulados de negociação do produto com o mercado externo, na comparação da somatória deste primeiro semestre frente ao mesmo período de 2017.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias