Milho e Sorgo

Exportação de milho do Brasil dobra em maio ante abril; soja já registra 8 mi t no mês

Em abril, a Secex registrou uma média diária de exportação de 20,3 mil toneladas, com o total do mês atingindo 426 mil toneladas


Publicado em: 28/05/2019 às 18:40hs

Exportação de milho do Brasil dobra em maio ante abril; soja já registra 8 mi t no mês

As exportações de milho do Brasil atingiram 908,4 mil toneladas até a quarta semana de maio, com média diária de 53,4 mil toneladas, o que representa mais que o dobro em relação a todo o mês de abril, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.

Em abril, a Secex registrou uma média diária de exportação de 20,3 mil toneladas, com o total do mês atingindo 426 mil toneladas.

Os dados do órgão apontam ainda que a média diária até aqui é cerca de 20 vezes maior que a registrada no mês de maio de 2018, quando pouco menos de 3 mil toneladas foram exportadas diariamente e 56,9 mil embarcadas no total.

Conforme reportado pela Reuters na última semana, as exportações de milho do Brasil vêm ganhando ritmo e estão mais competitivas que as dos Estados Unidos, os maiores produtores globais, com suporte do câmbio favorável.

SOJA

Em relação à soja, os dados da Secex apontam que as exportações nas quatro primeiras semanas de maio seguem levemente acima das registradas em todo o mês de abril em termos de médias diárias, mas abaixo dos embarques de maio de 2018, quando o Brasil registrou recorde histórico de 12,353 milhões de toneladas exportadas.

Até aqui, a média de exportação de soja em maio é de 484,7 mil toneladas diárias, ante 479,5 mil toneladas/dia em abril e 588,3 mil toneladas/dia em maio de 2018.

O total exportado até agora em maio, nos 17 dias úteis contabilizados, é de 8,23 milhões de toneladas.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias