Bovinos de Corte

Expo Rio Preto anuncia data e Tabapuã confirma participação

O Tabapuã, raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana


Publicado em: 25/09/2018 às 12:40hs

Expo Rio Preto anuncia data e Tabapuã confirma participação

O Tabapuã, raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana, acaba de confirmar participação na 56ª Expo de Rio Preto, que acontece de 10 a 14 de outubro no Recinto de Exposições, de São José do Rio Preto (SP).

Ano passado, durante o evento, a raça reuniu expositores de três estados e teve como jurado o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que destacou os animais do Tabapuã com muita qualidade.

Para esta edição esperamos elevar o número de animais. Já temos confirmados expositores de quatro estados, disse o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT), Julio Laure.

Dos animais de destaque já confirmados estão: Heterrogênea TJG, atual Reservada Grande Campeã da Expozebu de Uberaba na categoria fêmea e Urro FIV de Tabapuã atual Grande Campeão da Expozebu de Uberaba e da Expo Rio Preto 2017.

O julgamento da raça Tabapuã na 56ª Expo de Rio Preto, será conduzido pelo jurado João Augusto Faria nos dia 13 e 14 de outubro.

SOBRE A RAÇA - O Tabapuã é uma raça brasileira, fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. É o terceiro neozebuíno a ser formado no mundo. Por ser o primeiro a surgir a partir de um planejamento específico, é considerado uma das maiores conquistas da zootecnia brasileira dos últimos cem anos.

Desperta a atenção pela consistência da sua evolução. Entre os zebuínos de corte, assume a segunda colocação como maior número de registros de animais nascidos (RGN) pela ABCZ.

Características:

Fertilidade e habilidade materna: As vantagens do Tabapuã para reprodução se destacam entre os zebuínos. Com pouca idade no primeiro parto, as matrizes apresentam alto índice de fertilidade e a habilidade materna da raça garante bom desenvolvimento para os bezerros. Entre os 14 e 16 meses, as fêmeas atingem em média 25% de fertilidade. Entre os 16 e 18 meses, 50% e entre 18 e 20 meses, mais de 60%. Algumas fazendas já registram 95% de sucessos em inseminação artificial. As matrizes também apresentam boa produção de leite. Essa característica faz com que os bezerros da raça tenham desempenho superior a outros zebuínos da mesma idade. Aos 120 dias, por exemplo, eles chegam a 118 kg em média e na desmama já estão com 200 kg.

A idade do primeiro parto e o intervalo entre os partos seguintes são a base do índice de natalidade. Bons resultados nesse campo significam maior lucro para o produtor. Nesse quesito, o Tabapuã comprova seu valor todos os anos nas feiras e exposições em que participa.

Facilidade de manejo: A docilidade é uma das características mais prezadas pelos criadores. Sem chifres, a raça é mansa e por isso não se estressa ou perde peso durante vacinações, pesagens e transporte.

O Tabapuã também não se envolve em brigas e lida melhor com alimentação no cocho. Por isso, aceita com facilidade o confinamento.

Todas essas características se unem à rusticidade e resistência da raça e formam o gado ideal, que dá menos trabalho e mais resultado para o pecuarista.

Precocidade: Os animais são campeões de peso já aos 205 dias e mantêm essa vantagem ao longo do seu desenvolvimento.

Em média, os bois chegam à fase de abate aos 30 meses. Seja no pasto ou em confinamento, os animais têm bom ganho de peso e demonstram acabamento de carcaça exemplar. A precocidade do gado é um fator valioso e o Tabapuã mostra suas vantagens na balança.

Cruzamento: A taxa de inbreeding elevada dá ao Tabapuã a habilidade de extinguir defeitos e perpetuar qualidades. Por isso, sua utilização em cruzamentos com outras raças têm crescido vertiginosamente. Seja em gado de leite ou de corte, as melhorias que o Tabapuã pode trazer ao rebanho são de interesse de muitos criadores.

Animais mais fortes, dóceis e com melhor desempenho são os objetivos dessas iniciativas, que têm sucesso confirmado.

Informações:
Carla Prado
Assessora de Imprensa e Comunicação da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT)
17 - 99723.6505

Fonte: E - Comunicação

◄ Leia outras notícias