Equídeos

Evento no interior paulista movimenta criadores da raça Crioula

Provas e exposição fazem parte da programação da 5ª edição de agenda do Cavalo Crioulo em Santa Rita do Passa Quatro


Publicado em: 28/11/2017 às 16:00hs

Evento no interior paulista movimenta criadores da raça Crioula

Criadores de Cavalos Crioulos de diversas regiões do país estarão reunidos em Santa Rita do Passa Quatro (SP) para a 5ª edição da Credenciadora Mista, Freio do Proprietário e Exposição Morfológica da Estância Tamareira. De 30 de novembro a 3 de dezembro, o município do interior paulista será a sede do já tradicional evento da raça em São Paulo, em um momento de confraternização e troca de experiências entre os criadores e usuários do cavalo.

Conforme o proprietário da Estância Tamareira e vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Prado Junior, a cada ano que passa aumenta a presença de crioulistas de Estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, entre outros. Um dos destaques é a Exposição Morfológica, que vem tendo uma boa procura, especialmente na categoria incentivo. "O intuito é que os criadores mostrem suas criações, o que estão fazendo nos seus plantéis", observa.

Sobre a Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Prado Junior salienta que a expectativa é de uma participação de mais de 30 exemplares. A novidade este ano é que o gado que estará em pista será de raças europeias, a mais usual nas competições promovidas pela ABCCC. "Estamos com uma expectativa muito grande. Este ano trouxemos gado europeu para a prova e teremos provas mais adequadas ao que a nossa raça é acostumada", ressalta.

O Cavalo Crioulo vem despontando em todo o país no cenário da equinocultura. Em 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o crescimento da raça no Brasil foi de 4,35%, totalizando 480,64 mil animais. Um dos destaques é o Estado de São Paulo, que depois dos três Estados do Sul, vem sendo o expoente no território brasileiro. A evolução paulista no ano passado foi de 4,93%, chegando a 6,58 mil exemplares registrados no Estado.

Confira a programação

30 de novembro de 2017 (Quinta-feira)

Concentração de Machos

1º de dezembro de 2017 (Sexta-feira)

8h às 12h – Exposição Morfológica
14h às 17h – Almoço
17h – Morfologia da Credenciadora
18h30 – Entrega de prêmios da Exposição Morfológica

2 de dezembro de 2017 (Sábado)

8h às 12h – Credenciadora / Freio do Proprietário
12h às 14h – Almoço
14h30 – Continuação da Credenciadora / Freio do Proprietário

3 de dezembro de 2017 (Domingo)

9h – Final da Credenciadora / Freio do Proprietário
12h – Entrega de Prêmios da Credenciadora / Freio do Proprietário

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias