Internacional

EUA estudam suspender cobrança de tarifas de importação, dizem autoridades

O governo de Donald Trump está se preparando para suspender a cobrança de tarifas de importação por três meses para dar às empresas americanas alívio financeiro em meio à pandemia de coronavírus, segundo autoridades do governo


Publicado em: 31/03/2020 às 19:40hs

EUA estudam suspender cobrança de tarifas de importação, dizem autoridades

"Os direitos aduaneiros serão suspensos por três meses", disse um alto funcionário do governo nesta sexta-feira (27).

As empresas ainda serão responsáveis pelas tarifas em uma data posterior, que não foi determinada, disse outro funcionário. Autoridades disseram que não haveria mudanças formais na política tarifária.

Não se sabe ainda quando a suspensão será anunciada, e especialistas em comércio alertaram que o presidente Trump ainda poderia anular os planos.

Trump assinou uma lei de estímulo econômico de aproximadamente US$ 2 trilhões nesta sexta-feira, em um momento em que a economia americana está paralisada em razão da pandemia de coronavírus.

Grupos empresariais pediram alívio tarifário. Eles enfrentaram resistência dos falcões comerciais e das indústrias domésticas, como o aço, pedindo proteção contra o que consideram importações comercializadas injustamente.

Nos últimos dias, a Alfândega e a Proteção de Fronteiras dos EUA enviaram um aviso formal informando que concederiam adiamentos temporários nos direitos aduaneiros caso a caso, apenas para rescindir a oferta na quinta-feira (25).

Mesmo assim, os funcionários do governo disseram que a Casa Branca estava, agora, se movendo para interromper a cobrança de tarifas, deixando as tarifas em vigor.

Um porta-voz de Robert Lighthizer, representante comercial dos EUA, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário para esta reportagem.

Fonte: Portos e Navios

◄ Leia outras notícias