Outros

Estudos estão sendo desenvolvidos para tentar levar biocombustíveis as embarcações de grande porte

Responsável por 80% do comércio internacional, setor consome mais de 330 toneladas de combustível fóssil por ano


Publicado em: 31/08/2018 às 15:40hs

Estudos estão sendo desenvolvidos para tentar levar biocombustíveis as embarcações de grande porte

A preocupação com o meio ambiente já chegou as embarcações. Um estudo desenvolvido pela Organização Marítima Internacional (IMO) mostrou que o setor consome mais de 330 toneladas de combustível por ano, o que acarreta em mais de 3% do CO2 expelido na atmosfera.

Para mudar este cenário as pesquisas que envolvem biocombustíveis par embarcações já estão sendo estudadas por pesquisadores. O objetivo, segundo a IMO é reduzir os níveis de enxofre utilizados nas embarcações e substituir o combustível fóssil por biocombustíveis como o biodiesel, por exemplo. Outra opção que também vem sendo estudada é a utilização do Gás Natural Liquefeito.

Apesar de ainda ser um desafio a implantação de biocombustíveis em navios, as pesquisas não param à fim de encontrar uma solução para o setor. Para o especialista Federico Sakson, a produção de biocombustível para o setor possui grandes vantagens como as matérias primas extremamente baixas no teor de enxofre, a abundância de matérias lignocelulósicas, a falta de necessidade de refinação, e os combustíveis drop-in, os quais não exigem muitas mudanças na infraestrutura.

A expectativa é que futuramente o setor, que é responsável por aproximadamente 80% do comércio internacional, encontre soluções mais sustentáveis para movimentar os negócios.

Fonte: Biomassa BR

◄ Leia outras notícias