Transgênicos

Estudo mostra benefícios após 20 anos de transgênicos

"A eficácia dos cultivos transgênicos Bt no controle de importantes pragas-alvo foi muito alta"


Publicado em: 19/02/2019 às 15:40hs

Estudo mostra benefícios após 20 anos de transgênicos

Uma revisão de estudos realizados por cientistas da Europa e dos Estados Unidos, mais especificamente da Universidade de Cornell, analisou as culturas transgênicas resistentes a pragas (proteína Bt), cultivadas em mais de 405 milhões de hectares nos últimos 20 anos, para mostrar seus benefícios. Além de terem sido eficazes no controle de pragas e na redução do uso de pesticidas, eles também provaram não prejudicar organismos não-alvo, como insetos benéficos, animais, etc.

As propriedades inseticidas da proteína Bt permitem que os agricultores controlem as pragas sem pulverizar seus campos (ou reduzir o uso) de pesticidas. Mas o uso de culturas Bt tem sido criticado por opositores que afirmam que a biotecnologia agrícola poderia ter efeitos indesejáveis sobre organismos não-alvo, incluindo insetos que podem não representar um perigo para as culturas (tais como borboletas e abelhas). Esta suposta ameaça levou a acusações de que as culturas Bt danificam os ecossistemas.

Os autores do estudo, Jörg Romeis, Steven E. Naranjo, Michael Meissle e Anthony M. Shelton, concluem que "a eficácia dos cultivos transgênicos Bt no controle de importantes pragas-alvo" (como a bicheira que ataca o milho, os vermes que se alimentam de algodão e as brocas que dizimam a produção de berinjela), foi "muito alta". Além disso, o estudo parece confirmar pesquisas recentes de que as culturas resistentes a insetos criam um efeito que também beneficia os agricultores que não usam culturas modificadas, incluindo os agricultores orgânicos.

“A adoção em grande escala de culturas Bt em algumas partes do mundo levou a supressões em toda a área da população-alvo de pragas que beneficia tanto os agricultores que adotaram a tecnologia quanto aqueles que não a adotaram. Variedades transgênicas resistentes a insetos podem não apenas ajudar a aumentar a produtividade e proporcionar benefícios econômicos aos agricultores, mas também melhorar a saúde ambiental e humana", escreveram os pesquisadores.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias